segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO!!! Eis o início do melhor governo da vida de Roseana




Os trabalhadores em educação de todo o Estado dão início nesta terça-feira,1º de março, à greve geral por tempo indeterminado, conforme a categoria decidiu na semana passada em 18 assembleias regionais. Amanhã (dia 1º) às 8h30, a categoria se concentrará em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, para em seguida, partir em passeata pelas principais ruas do centro, finalizando com ato público em frente ao Palácio dos Leões. O objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade para o descontentamento da categoria com as políticas educacionais aplicadas pelo governo estadual tendo como ponto central a não aprovação e implantação do Estatuto do Educador, em negociação desde 2009.

A greve foi decidida em assembléias realizadas no período de 17 a 23 de fevereiro em todo o Estado quando foram consultados trabalhadores do sistema educacional de diferentes pólos.

Logo depois da aprovação de greve pelos trabalhadores em São Luis, (dia 23), o governo reuniu com os dirigentes sindicais que encabeçam o movimento e apresentou uma nova proposta. Dessa vez, o governo oferece dez por cento (10%), a partir de 1º de outubro deste ano (2011), além do imediato envio da proposta do Estatuto do Educador à Assembléia Legislativa.

A alegação para tal porcentagem, de acordo com a equipe governamental, é a falta de recurso suficiente para a implantação imediata de toda a tabela apresentada pelo Sindicato. “Por isso propõe a alocação no valor de R$ 200 milhões, que servirão para iniciar a implantação do Estatuto do Educador”, ressaltou o Júlio Pinheiro, presidente do Sindicato.

Os diretores presentes, no entanto, propuseram a recomposição salarial como parte da implantação da tabela, que se dará até o próximo mês de abril. Além disso, a direção quer o contingenciamento de recursos de outras áreas para contemplar as necessidades da educação. “Sugerimos que o governo tire recursos do pagamento da dívida do Estado, aonde segundo o Secretário Chefe da Casa Civil, atualmente chega a 14%, do orçamento estadual”, destacou Júlio Pinheiro.


CONFIRA A AGENDA
1º de março (terça-feira)8h30 - Concentração na Praça Deodoro (em frente à Biblioteca B. Leite). Ato segue até o Palácio dos Leões.
14h – Blitz nas escolas
2 de março (quarta-feira)7h30 – Blitz nas escolas
14h – Blitz nas escolas
03 de março (quinta-feira):
8h30 – Blitz nas escolas
14h – Blitz nas escolas


Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão - SINPROESEMMA.

Nota de esclarecimento

Os organizadores do Rally Gon os senhores Vilson Barbosa e Gordo(?) que estão a frente do evento que ocorre desde o ano de 2003, solicitaram abertura neste espaço para que fosse esclarecido algumas questões sobre a 9° edição do evento.

''A organização do Rally Gon da cidade de Gonçalves Dias/MA, vem a público esclarecer, através deste espaço democrático no qual esse blogoferece, os seguintes pontos:

1. Desde o ano de 2003 (sempre no domingo de carnaval), realizamos a Edição do Rally Gon no município de Gonçalves Dias/MA.
2. E no dia 06 de março de 2011 (domingo de carnaval) será realizado a 9ª Edição do tradicional Rally Gon pelas estradas do município de Gonçalves Dias/MA.
3. O Rally Gon tem como marca a organização e a seriedade, presenciados por todos os membros participantes, sendo que em todas as edições já realizadas, nunca houve uma acidente grave.
4. O Rally Gon tem como objetivo oferecer uma forma de lazer para a população gonçalvina, sendo que não existe nenhum tipo de premiação aos participantes.
5. Trata-se, exclusivamente, de um passeio motociclístico, através de vias de difícil acesso dentro do município de Gonçalves Dias/MA, onde prezamos pela dificuldade e não pela velocidade.
6. Durante a pré-organização do Rally Gon sempre procuramos o apoio da Polícia Militar do Estado que nos ajuda realizando a escolta durante a volta de exibição pelas ruas da cidade de Gonçalves Dias/MA.
7. E para uma melhor segurança aos membros participantes do Rally Gon, estamos acrescentando ainda mais normas de segurança:
I. Todos os participantes ficaram alinhados atrás do carro da Polícia Militar que fará a escolta pelas ruas da cidade de Gonçalves Dias/MA no partida e chegada do rally;
II. Proibição de bebida alcoólica durante todo percurso;
III. Proibição de menores de idade, sem a devida autorização dos pais e/ou responsáveis;
IV. A exigência de capacete a todos os membros participantes;
V. Todos os participantes assinaram um Termo de Responsabilidade;
8. Regulamento da  9ª Edição do Rally Gon:
I. Respeitar o próximo;
II. Não encarar como disputa;
III. Pilotar com cautela;
IV. Usar equipamentos de segurança;
V. Não usar bebidas alcoólicas durante o percurso;
VI. Não exceder a velocidade;
VII. Respeitar a organização;
A organização agradece ao espaço..''

Parecer dos editores do Blog GD News, esperamos sinceramente que o evento seja norteado por tais princípios, só fazemos a ressalva que menores de idades são terminantemente proibidos de guiar qualquer tipo de veiculo automotor, pois no Brasil ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos menores não tem direito a habilitação antes dos 18 anos completos.

Por fim esperamos que o rally transcorra na mais completa normalidade que este evento destinado a diversão cumpra com esses objetivos fielmente.

Aviso de utilidade pública

Nosso compromisso é acima de tudo com a sociedade gonçalvina, levando em consideração os anseios dela e como um de nossos leitores preocupados com o descaso que parece reinar em Gonçalves Dias, buscou através deste espaço ajuda nós reproduzimos no fac-simili abaixo sua manifestação democrática e cidadã:

Monteiro e Terceiro: Os 'cabeças' da fraude no INCRA, diz PF



Vice-governador Oliveira, governadora Sarney e assessor Monteiro
Vice-governador Oliveira, governadora Sarney e assessor Monteiro


O ex-superintendente do Incra e presidente regional do PT, Raimundo Monteiro e atual do superintendente órgão, Benedito Terceiro são os “cabeças” do esquema fraudulento de desvio de verbas públicos, de acordo com o superintendente da Polícia Federal (PF) no estado Fernando Segóvia.

Além deles, Segóvia apontou o delegado da polícia civil Rubem Sérgio dos Santos como um dos “cérebros” da fraude.

O chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, Roberto Viegas afirmou que “Não tinha como eles [Monteiro e Terceiro] não terem conhecimento”, da fraude.

Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão de documentos na Operação Donatário que comprovem irregularidades na construção de casas em 16 assentamentos no Maranhão.

De acordo com a PF, o esquema engloba pelo menos 55 pessoas, entre servidores e ex-servidores do Incra, do Iterma (Instituto de Colonização e Terra do Maranhão), lobistas, construtores, presidentes de associações e cooperativas de assentados e um policial civil que atua como delegado agrário.

Em tempo

Para quem acusa o povo de ter memória fraca, temos a missão de lembrar, este Raimundo Monteiro era representado em Gonçalves Dias por quem mesmo? Sim, o vereador Leitão pedia votos para ele na última campanha eleitoral, onde o então candidato a deputado federal só andava de helicóptero; alguém lembra como eles chegaram na pacata cidade?

Recordar é viver, eis nossa missão de 'ajudar' a lembrar, por fim cabe sempre o adágio popular: Me diga com quem tu andas, que eu te digo...

Com informações primordiais do Blog do Itevaldo.

Mas será só o Benedito? Descoberto novo caso de desvio de dinheiro no Governo Roseana


“A casa caiu!” No caso do mais novo episódio de corrupção envolvendo membros do Governo Roseana Sarney no INCRA a expressão vem bem a calhar. Nesta sexta-feira a Polícia Federal descobriu um esquema de fraudes que envolvem diretores e funcionários do órgão no desvio de dinheiro destinado à construção de casas em assentamentos rurais no Estado.

As fraudes podem ter garantido até 150 milhões de reais à quadrilha que era chefiada segundo a PF pelo superintendente do INCRA no Estado, Benedito Terceiro (indicação política do senador Cafeteira), que foi exonerado do cargo junto com o ouvidor agrário estadual e o chefe da divisão de assentamentos.

Entretanto, as fraudes vem de mais tempo no órgão desde a administração de Raimundo Monteiro (PT) e aconteciam através de confecção de relatórios de vistoria de falsas obras, superfaturação de materiais de construção em conluio com construtoras e alguns presidentes de associação de moradores.

Lamentavelmente, informações sobre a operação da PF vazaram antes do tempo e a maioria dos envolvidos conseguiu na Justiça hábeas corpus que impediram que fossem presos.

O Maranhão é um dos estados com o maior número de conflitos agrários do país que resultaram em dezenas de mortes como de Francisco Ribeiro, presidente de uma associação no município de Santa Luzia, que foi executado no ano passado após denunciar exatamente o sumiço do dinheiro destinado à construção de casas no assentamento Flechal.

Na época o Ministério Público pediu a prisão dos dois donos da construtora e o INCRA prometeu abrir sindicância para apurar o caso. Até hoje nada foi resolvido.

A cada dia que passa do novo mandato de Roseana Sarney o cheiro de podre exala mais forte no ar: Rebeliões nos presídios, mensalão da FAPEMA, desvio de dinheiro dos assentados, nem bem o último escândalo sai de cena surge outros ainda maiores. A situação da governadora está cada vez mais insustentável, é hora dos trabalhadores deste Estado se levantarem e tomarem o destino com suas próprias mãos.

Foto fofoca de início de semana




Manifestantes pisaram em retratos do líder líbio Muammar Gaddafi
Manifestantes pisaram em retratos do líder líbio Muammar Gaddafi
Dezenas de manifestantes pisaram em retratos do líder líbio Muammar Gaddafi. Na cultura árabe, acredita-se que os sapatos protegem os pés contra as impurezas da terra por esse motivo atirar um sapato em alguém é considerada uma grande ofensa e as solas de sapato retêm grande parte dessas impurezas.

Manifestante segura cartaz com caricatura do ditador Muammar Gaddafi
Manifestante segura cartaz com caricatura do ditador Muammar Gaddafi
Manifestante segura cartaz com caricatura do ditador Muammar Gaddafi como um cão e com os dizeres em árabe "cão à venda". Igualar alguém a um "cachorro" é outra ofensa considerada gravíssima na cultura árabe, já que o cachorro é considerado um animal impuro.

Voltando ao Maranhão

A “campanha de libertação”
Embora nunca tenham conseguido derrotar eleitoralmente a máquina vitorinista (alicerçada no PSD e amparada no uso sistemático da “Universidade da Fraude”), as Oposições Coligadas conseguiram eleger vários parlamentares, além de aglutinar em torno de si o apoio de diversos segmentos sociais, muito especialmente das massas populares de São Luís, as quais, em pelo menos um momento, chegaram a “explodir” contra os desmandos do grupo dominante, por ocasião do movimento político conhecido como Greve de 1951. A cidade de São Luís tinha cansado de viver em paz. Em dois momentos, a capital ficou completamente paralisada numa greve geral, nos meses de fevereiro/março (cerca de 15 dias) e setembro/outubro (20 dias). A Greve de 51 assumiu tal magnitude que reunia em suas manifestações diárias contingentes de, no mínimo, 3 a 4 mil pessoas na chamada “Praça da Liberdade” (praça João Lisboa ou Largo do Carmo, o centro político ludovicense). Dada a magnitude e riqueza das manifestações e da mobilização popular (incluindo trabalhadores, estudantes, setores da classe média, políticos e mesmo empresários), a capital recebeu, nessa ocasião, a alcunha de “Ilha Rebelde” (às vezes, “Ilha Indomável”), pois foi “uma manifestação violenta da população de São Luiz contra os excessos da corrupção eleitoral, então ostensivamente praticada no Estado”.

Eis um grande exemplo de combatividade do povo maranhense de outrora, muito parecido com atual revolução árabe, exemplo para as gerações contemporâneas.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Irresponsabilidade e improvisações causam acidentes no rally em Gonçalves Dias




Segundo denúncias que nos chegaram por email, o rally previsto para hoje dia 27/02 em Gonçalves Dias, teve como saldo um grave acidente entre seus participantes, dois jovens menores de idade teriam caido em uma das péssimas pontes 'feitas' recentemente e custado algumas dezenas de milhares de reais. Dois jovens que não nomearemos em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/90, um teria fraturado a perna em dois lugares e outro levou uma pancada muito forte no maxilar e ainda não teria recobrado a consciência, ambos foram levados as pressas para o Socorrão na cidade de Presidente Dutra.

Como já tínhamos salientado ontem, o povo é carente de qualquer meio de diversão tão escassos na cidade, pois os que tem, se resumem a festas e serestas; contudo, a falta de organização acarretou este grave acidente, onde jovens menores de idade não tem carteira de habilitação e portanto não poderiam está participando de tais eventos em hipóteses alguma. Nunca é demais ressaltar que os itens de segurança são indispensáveis ainda mais quando se espera difíceis obstáculos pelo caminho.

Por fim conclamamos  aos 'organizadores' deste evento e as autoridades competentes para que procurem regulamentar este acontecimento, objetivando que algo destinado a diversão e entretenimento não se torne em uma tragédia como o que ocorreu hoje. Esperamos sinceramente que nada de mais grave possa ter acontecido a esses jovens e que se recuperem logo deste acidente.

Pontes sem corre mão pode ter ajudado em acidente no rally em Gonçalves Dias
Pontes sem corremão pode ter ajudado em acidente no rally em Gonçalves Dias

Roseana e Seduc/MA começam tentativa desesperada para desarticular a greve


Ontem em pleno sábado dia 26 de fevereiro começou uma grande e improvisada movimentação na Regional da Seduc/MA na cidade de Presidente Dutra-MA, onde o senhor Jurivaldo Carvalho gestor de educação daquela repartição recebeu os professores seletistas para que assinassem o contrato de trabalho referente ao ano letivo de 2011, naquela situação onde a políticagem reina de modo soberano, pois nem sempre os que foram aprovados no 'seletivo meritório' são/foram os únicos contratados para trabalhar como professores na Seduc. Só retificando que o desrespeito aos seletistas não param nos contratos irregulares, pois quem trabalhar irá passar nada menos que três meses para poder receber menos da metade do salário de um concursado/efetivo.

Este ato do governo do estadual vai contra a decisão da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Luzia Madeiro Nepomuceno, que havia determinou asuspensão da contratação temporária de professores pelo governo do Estado. A decisão da juíza é resultado de Ação Civil Pública movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).  Na ação ganha foi CONCEDIDA A ANTECIPAÇÃO DE TUTELA a AÇÃO CIVIL PÚBLICA,  Processo : 5546-97.2011.8.10.0001 (5385/2011). Nesta ação ficou determinado que ao conceder a tutela requerida para determinar a suspensão de toda e qualquer contratação temporária de professores decorrente de processo seletivo simplificado, em preterição aos aprovados habilitados no Concurso público de que trata o Edital n.º 01/2009, abrangendo classificados e excedentes, ao tempo em que determino, com o prazo de 90 (noventa) dias, a convocação de todos os aprovados habilitados no referido concurso.


Roseana Sarney e sua versão do trabalhismo petista
Roseana Sarney e sua versão do trabalhismo petista


Tudo isso não é só mais um flagrante desrespeito as leis é muito mais grave, o governo estadual busca com essa contratação irregular e ilegal nada menos que a desestabilização do movimento grevista que se iniciará normalmente a partir do dia 1° de março na próxima terça-feira, essa ação orquestrada mostra apenas o despreparo e o desespero do governo ao não saber negociar com os professores, evidenciando o desprezo que devotam à educação do povo Maranhão ao não atender as 22 pautas de reivindicações, relembre quais são:
1-Aplicação imediata de Tabela Salarial com base na Lei do Piso;
2-Aprovação imediata do Estatuto do Educador acordado com o governo em 2010;
3-Criação de um Plano Estadual com a participação democrática dos educadores do Maranhão;
4-Concurso público imediato para funcionários de escola;
5-Prorrogação da validade do concurso 2009;
6-Nomeação dos excedentes do último concurso público;
7-Concessão imediata das Promoções, Progressões e Titulações;
8-Regularização de concessão das licenças prêmios;
9-Cumprimento da decisão judicial, quanto ao pagamento do acordo revogado pela Lei 7.885/2003;
10-Garantia de horas extras para os educadores que ultrapassarem a jornada de trabalho semanal na unidade de ensino;
11-Celeridade no processo de aposentadoria;
12-Formação inicial e continuada aos educadores;
13-Ampliação do Programa Pró-Funcionário;
14-Criação da gratificação de estímulo profissional para funcionário de escola;
15-Cumprimento da legislação (CEE/MA)vigente quanto ao limite de alunos e sala de aula;
16-Isonomia salarial entre os professores contratados e efetivos;
17-Reajuste imediato do vale transporte;
18-Fim da terceirização nas escolas;
19-Melhoria das condições de trabalho;
20-Promoção da melhoria das condições de saude e segurança no trabalho em todos os espaços das escolas públicas estaduais;
21-Regionalização da assistência à saúde;
22-Criação de um plano estratégico de recuperação e ampliação das estruturas físicas do sistema educacional.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão - SINPROESEMMA, já avisou que o cronograma da greve permanece inalterado ou seja, o governo do Estado do Maranhão dar mais um 'tiro no pé', pois suas ações não surtirão efeito aos grevistas.

Roseana Sarney governou 6 dos 10 anos que fizeram do Maranhão o campeão no aumento de assassinatos no país



Roseana se faz de desentendida
Roseana se faz de desentendida

Amigos, vocês viram o “Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil”, estudo pelo Ministério da Justiça e pelo Instituto Sangari?

(O instituto, que tradicionalmente realizado “Mapa da Violência”, sob coordenação do sociólogo Júlio Jacobo, é mantido pela Sangari, uma empresa “que cria, desenvolve, produz e implementa metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de ciências no ensino fundamental, e tem parceiros como a Fundação Clinton, o Banco Interamericano e a Unesco, órgão da ONU para a educação, ciência e cultura).

Pois ali a magnífica notícia é que, no período 1998-2008, diminuiu drasticamente o número de homicídios em dois Estados grandes e tradicionalmente problemáticos – São Paulo, o maior deles, e o Rio de Janeiro, terceiro em importância, logo após Minas Gerais. São Paulo baixou em 62,4% o número de homicídios, e o Rio, 38,6%.

Na cidade de São Paulo, a queda foi ainda mais positiva, de impressionantes 76% entre a população em geral e de 81% entre jovens de 15 a 24 anos, de tal forma que São Paulo é a capital onde proporcionalmente morrem menos jovens no país.

Em compensação, é absolutamente assustadora a situação no Maranhão, Estado onde mais cresceram os homicídios em geral – espantosos, horrendos 297%, e quase inacreditáveis 514,9% quando se trata de jovens.

O que será que tem a dizer a respeito a governadora Roseana Sarney (PMDB) – que ocupa o cargo pela quarta vez e que, dos 10 anos abrangidos pela pesquisa, esteve pilotando o Maranhão em 6?

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Preparem seus tímpanos: Rally em Gonçalves Dias



Veja este pequeno vídeo da edição do Rally de 2009.
A cidade de Gonçalves Dias sem dúvidas é marcada por ser pacata e tranquila devido a falta de lazer e diversão para boa parte da população, mas esses adjetivos não se aplicam apenas um dia no ano, quando se realiza o já tradicional Rally, onde diversos motoqueiros se arriscam em estradas ordinárias interior afora da cidade e em estradas vicinais de outras cidades, onde encontram muita poeira ou lama, mas o evento atrai muita gente, porque é cheio de aventura que tira alguns citadinos da rotina, esta monotonia será rompida na manhã deste domingo dia 27 até o retorno dos participantes no final do dia.

Os motociclistas praticamente desmontam toda a motocicleta, mas a marca registrada é a retirada do cano de descarga da máquina o que ajuda a formar um barulho ensurdecedor, mas que avisa de longe que ali os motoqueiros estão passando.

O objetivo não é apenas a premiação, pois esta última em muitos casos não paga o conserto das máquinas devido a grande quantidade de lama e dos muitos obstáculos das estradas, mas, para fazer jus ao nome de Rally tem que passar por estradas ruins e de difícil acesso. Muitos completarão o percurso e muitos outros não, pois vão em motos com praticamente apenas o motor e devido ao grande desgaste muitos ficam pelo caminho, mas, nunca houve acidentes graves em nenhuma de suas várias edições.

Em tempo, o Rally poderia ocorrer apenas nas ruas da cidade, pois lá buracos e crateras não faltam, porém a segurança dos moradores estão em primeiro lugar. O percurso irá passar pelos interiores da cidade de Gonçalves Dias, Governador Archer, Dom Pedro e Presidente Dutra.

Polícia Federal faz busca e apreensão no Incra-MA


POR OSWALDO VIVIANI

A Polícia Federal realizou, desde as primeiras horas da manhã de hoje (25), uma operação denominada “Donatário”, para cumprir 39 mandados de busca e apreensão de documentos na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Luís, e em casas e escritórios de funcionários, empreiteiros e lobistas, na capital maranhense e no interior. A PF busca comprovar suspeita de desvios de recursos que podem passar dos R$ 500 milhões. O dinheiro desviado deveria ser usado na construção e reforma de casas em assentamentos rurais.
A investigação sobre irregularidades no Incra começou em 2005. O trabalho é feito pela PF, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU).
Ao todo o inquérito envolve pelo menos 55 acusados – entre eles, o atual presidente do órgão, o ex-deputado federal Benedito Terceiro, e o ex-presidente do Instituto, Raimundo Monteiro (atual presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores).
Outro envolvido seria o lobista João Batista Magalhães, alvo da operação “Astiages”, que no último dia 3 levou para a cadeia nove pessoas, sob a acusação de desvio de recursos federais em Barra do Corda. O prefeito do município, Manoel Mariano de Sousa, o “Nenzim” (PV), sua mulher, Francisca Teles de Sousa, a “Dona Santinha”, e João Batista Magalhães também tiveram suas prisões pedidas pela Justiça, mas permaneceram foragidos até obterem um habeas corpus.
Há uma semana, a PF já havia estado na sede do Incra, no bairro do Anil, em busca de documentos. Em dezembro, vazou a informação de que o Ministério Público Federal (MPF) teria pedido a prisão de cerca de 25 pessoas, entre elas, Raimundo Monteiro. A Justiça negou os pedidos.
Segundo a PF, as provas colhidas durante a apuração do caso são robustas. Constam do inquérito, por exemplo, 535 fotografias de casas inacabadas, não construídas ou construídas com material de baixíssimo custo (taipa) apesar da liberação de recursos pelo Incra para conclusão dos imóveis.
Depois de realizadas diligências em 16 assentamentos nos municípios de Arame, Morros, Icatu, Santa Helena, Turiaçu, Santa Luzia, Centro Novo e Barrerinhas, a PF e a CGU identificaram a participação no esquema criminoso de servidores e ex-servidores do Incra e do Iterma (Instituto de Colonização e Terra do Maranhão), além de um policial civil (atualmente delegado agrário), construtores, lobistas e presidentes de associações e cooperativas de assentados.
O esquema montado no Incra já provocou até um assassinato. O líder comunitário Francisco Ribeiro, do assentamento Flechal, em Santa Luzia do Tide, foi morto por pistoleiros no ano passado, após procurar a polícia para denunciar que as casas do assentamento não estavam sendo construídas. Ele era obrigado por empreiteiros e técnicos do Incra a assinar notas fiscais atestando que as casas estavam prontas.
Os integrantes da organização criminosa que desviava recursos do Incra são investigados pelos crimes dos arts. 288 (quadrilha ou bando), 312 (peculato), 317 (corrupção passiva) e 333 (concussão), do Código Penal.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em seis cidades do Maranhão (São Luís, São José de Ribamar, Turiaçu, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e Buriticupu) por 160 policiais federais e 15 analistas da CGU, recrutados no Maranhão, Ceará, Pará, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.
O nome da operação “Donatário” é uma referência ao título que, na organização colonial portuguesa, era dado à pessoa a quem era concedida a donataria de um território ou capitania, o qual, agindo por delegação do rei, administrava-o, buscando sua colonização e o aproveitamento dos seus recursos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Repercussões internacionais: OAB vai denunciar ao Alto Comissariado da ONU a situação dos presídios do Maranhão



Situação precária no Maranhão será denunciado na ONU
Situação precária no Maranhão será denunciado na ONU
Depois de se tornar alvo da espionagem internacional com as postagens do Wikileaks sobre os depósitos da Coronado Trust, de figurar na Organização dos Estados Americanos como o Estado com mais baixos indicadores sociais e de outras conquistas que edificam a baixa auto-estima dos maranhenses, estaremos, a partir de agora, credenciados na Organização das Nações Unidas (ONU) entre os maiores produtores de cadáveres decapitados do país.

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, exatamente o Rio, a terra onde pontifica o crime organizado, vai denunciar ao Alto Comissariado da ONU** a situação dos presídios do Maranhão em constantes rebeliões. Com a agravante destacada pelo presidente da OAB-MA, Mário Macieira, de que há participação do crime organizado e até de policiais nas rebeliões e chacinas recorrentes nesse Estado.
Nem é preciso perguntar quantos precisarão morrer para que o governo se mobilize e encontre uma solução urgente para essa loucura generalizada que se tornou o Sistema de Segurança do Estado. Pedrinhas amanheceu com mais um cadáver e há suspeitas, levantadas pelo próprio secretário de Segurança, de que os presos estão morrendo para atender a pressões existentes dentro da própria SEGUP para arrancá-lo do cargo.
Pior é que a Assembleia Legislativa do Maranhão se revela incapaz de qualquer atitude concreta com relação a esses episódios. Evita uma CPI porque ela divulgaria o que não é para ser divulgado, isto é, que o governo perdeu o controle da segurança pública. Vão continuar formando comissões para ver o que já foi visto e saber o que já é sabido de todos: os presídios do Maranhão são uma fotocópia muito bem tirada do inferno e vão continuar assim por muito tempo.

A OAB-MA tomou para si a função de enxugar o sangue e a vergonha que jorram no Estado e por isso seus membros estão recebendo ameaças de represálias. Chegou, inclusive, a propor à Assembleia Legislativa a Comissão Parlamentar de Inquérito que a Assembleia não quer instalar. O dinheiro da segurança foi investido em helicópteros que voam ao custo de R$ 15 milhões de dólares, sem contar o custo do marketing em torno dele para mostrar que o governo caça no espaço bandidos que agem na face da terra, inclusive roubando dinheiro da própria Secretaria de Segurança Pública.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Luis Antônio Pedrosa, está marcado para morrer. Da mesma forma que estão marcados para morrer líderes rurais e quilombolas que se atreveram a enfrentar a grilagem que se reinstala no Maranhão. É o caos. O governo passa por um processo incurável de letargia enquanto o nome do Estado atravessa fronteiras como exemplo de insanidade e ingovernabilidade. E a pergunta é: vão esperar que essa carnificina ultrapasse os portões dos presídios e comece a fazer vítimas na sociedade para tomar uma atitude?


Alto Comissariado da ONU**: O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos - EACDH (em inglês, Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights, OHCHR) é um órgão das Nações Unidas dedicado à promoção e proteção dos Direitos Humanos garantidos pela legislação internacional e estipulados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 1993. É chefiado pelo Alto Comissário de Direitos Humanos, que coordena as atividades da área de direitos humanos através do Sistema das Nações Unidas e supervisiona o Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

Informações do Editorial do Jornal Pequeno

Bira do Pindaré denuncia volta da pistolagem ao Maranhão



Deputado Bira do Pindaré
O deputado Bira do Pindaré subiu ao plenário da Assembleia Legislativa, na manhã da quinta-feira (24/02), e apresentou um pedido de requerimento à Casa. O objetivo do parlamentar é a obtenção de informações no Tribunal de Justiça sobre a tramitação do processo que analisa o assassinato do líder quilombola do povoado Charco, Flaviano Pinto Neto, que levou à prisão do fazendeiro Manoel Gentil Gomes, essa semana e, de maneira tão célere, a sua soltura.
O quilombola foi assassinado em circunstâncias ainda pouco esclarecidas, no dia 30 de Outubro de 2010, no município de São Vicente Ferrer com sete tiros na cabeça. De acordo com os movimentos sociais Manoel Gentil é fazendeiro – grileiro e foi preso terça-feira (23/02). “Essa notícia repercutiu, mas, em menos de 24 horas, esse fazendeiro, que é acusado de ser mandante desse crime já estava solto, em menos de 24 horas”, denunciou Bira.
O parlamentar aproveitou o espaço para relatar a triste realidade dos despossuídos de terras no Estado do Maranhão, e, em particular, das comunidades quilombolas. Há anos os moradores do povoado Charco vem reivindicando seus direitos mais fundamentais de posse das terras onde vivem. “E há, inclusive um processo que anda a passos de tartaruga, no Incra e nunca se resolve. E, por essa razão, o Incra também está sendo acionado pelo Ministério Público Federal um ano antes da morte do Flaviano. Casas foram destruídas por ordem judicial, que geralmente são céleres quando é contra o povo, mas são lentas, quando favorece o direito da nossa população”, denunciou o deputado.
O acusado de efetuar os disparos que levaram o quilombola a morte é Josué Sodré Sabóia, que seria chefe de um grupo de extermínio que já teria assassinado 16 pessoas. Bira encerou o pronunciamento alertando a sociedade e os outros deputados da volta da pistolagem ao Maranhão. “É a volta da pistolagem, que ameaça as nossas comunidades, sobretudo as comunidades tradicionais, as comunidades quilombolas, as comunidades indígenas e todos aqueles que resistem e lutam para mudar a realidade do Estado do Maranhão”, concluiu.


Da Assessoria de comunicação / Gab. do dep. Bira do Pindaré

22 itens de reivindicações que Roseana ignora


Em todo o Maranhão, 49.396 candidatos concorreram as 5.320 vagas ofertadas no concurso de 2009. Mas a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nomeou somente 3.346, faltam, portanto, 1.974. Descontados os nomeados agora, 874 ainda precisam ser convocados e nomeados dentro do número de vagas abertas.
A luta do Sinproesemma, no entanto, é mais ampla. Como a defasagem de profissionais é de 14 mil, a entidade defende que sejam abertas as vagas nessa quantidade e convocados todos os excedentes. Depois disso, deveria ser realizado um amplo concurso, incluindo vagas para funcionários de escola.

Greve
Nesta quarta-feira, (23), os educadores da regional de São Luís aprovaram a greve da categoria a partir do dia 1º de março. A decisão foi tomada em assembleia realizada no auditório da Fetiema quando foi discutido o andamento das negociações com o governo do Estado sobre o Estatuto do Educador e o indicativo de greve.
A aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, incluindo professores, especialistas e funcionários de escola, é um dos 22 itens da pauta de reivindicações entregue no mês de janeiro aos gestores estaduais.

Pauta de reivindicações:

1-Aplicação imediata de Tabela Salarial com base na Lei do Piso;
2-Aprovação imediata do Estatuto do Educador acordado com o governo em 2010;
3-Criação de um Plano Estadual com a participação democrática dos educadores do Maranhão;
4-Concurso público imediato para funcionários de escola;
5-Prorrogação da validade do concurso 2009;
6-Nomeação dos excedentes do último concurso público;
7-Concessão imediata das Promoções, Progressões e Titulações;
8-Regularização de concessão das licenças prêmios;
9-Cumprimento da decisão judicial, quanto ao pagamento do acordo revogado pela Lei 7.885/2003;
10-Garantia de horas extras para os educadores que ultrapassarem a jornada de trabalho semanal na unidade de ensino;
11-Celeridade no processo de aposentadoria;
12-Formação inicial e continuada aos educadores;
13-Ampliação do Programa Pró-Funcionário;
14-Criação da gratificação de estímulo profissional para funcionário de escola;
15-Cumprimento da legislação (CEE/MA)vigente quanto ao limite de alunos e sala de aula;
16-Isonomia salarial entre os professores contratados e efetivos;
17-Reajuste imediato do vale transporte;
18-Fim da terceirização nas escolas;
19-Melhoria das condições de trabalho;
20-Promoção da melhoria das condições de saude e segurança no trabalho em todos os espaços das escolas públicas estaduais;
21-Regionalização da assistência à saúde;
22-Criação de um plano estratégico de recuperação e ampliação das estruturas físicas do sistema educacional.

Décio Sá se atropela na geografia


Em recente postagem o blogueiro do sistema Imirante um dos mais acessados do Maranhão (sic) se atropelou na geografia, ao trocar Líbia por Líbano, países completamente diferentes, veja o deslize do blogueiro:


Veja em destaque, o blogueiro não sabe a diferença entre os dois países, o que dirá suas apimentadas críticas a oposição no Maranhão
Veja em destaque, o blogueiro não sabe a diferença entre os dois países, o que dirá suas apimentadas críticas a oposição no Maranhão
Caro blogueiro, tenha mais cuidado ao postar a seus leitores, apesar da grande maioria terem estudado em telessalas alguns podem estranhar sua postura.

Aí fica a grande pergunta no ar, se o blogueiro não sabe diferenciar o nome de dois países tão distintos, irá saber opinar sobre a política no Maranhão? A resposta está mais que óbvia.

Segue o mapa, para que o blogueiro governista aprenda um pouquinho mais sobre geografia, pois ao que se ver ele 'matou' todas as aulas da disciplina, que coisa feia viu Décio! Veja a diferença no mapa:

Veja a diferença entra Líbia (A) e Líbano (B)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

26 trabalhadores de Gonçalves Dias-MA que foram escravizados são soltos pela Polícia Federal em SP


A Polícia Federal prendeu na noite de terça-feira (22/02) três empreiteiros que haviam trazido trabalhadores do Estado do Maranhão, em condição análoga a de escravo.

Por volta das 17h, integrantes do Grupo de Apoio Especial (GAE) da Guarda Municipal de Campinas se dirigiram ao endereço indicado por uma denúncia anônima e lá encontram 26 trabalhadores, acompanhados por representantes das empresas FKRJ e Goldfarb.

A PF constatou que o local (na Rua Luis Fantini, 277, no Jardim Florence I) era inadequado para acomodação dos trabalhadores, com péssimas condições de higiene, contando com um único banheiro, não dispondo de camas, e nem mesmo colchões, para todos. Apurou também que única refeição havia sido oferecida para eles ontem.

De acordo com os trabalhadores, o aliciamento foi feito por um representante da empresa José Carlos Santana do Carmo – ME (nome fantasia FKRJ), na cidade de Gonçalves Dias/ MA, que os conduziu a Campinas em um ônibus clandestino e sem condições de segurança. A cada um foi cobrado um custo de transporte no valor de R$ 230. Chegando no domingo, os trabalhadores foram conduzidos ao alojamento improvisado para trabalharem para Goldfarb em uma obra da Pirelli.

Os homens foram conduzidos a um hotel, que será pago pela empreiteira. Ainda não está definido quando e como será o retorno deles ao Maranhão.

Prisão

A Polícia Federal prendeu em flagrante os integrantes da empresa FKRJ, responsáveis pelo aliciamento dos trabalhadores (J.C.S.C, proprietário, R.F.J, gerente, e J.P.S., mestre de obras), por se encontrarem incursos na conduta tipificada no artigo 149 do Código Penal – Redução a Condição Análoga a de Escravo, com pena de 2 a 8 anos de reclusão e multa.

Os presos foram encaminhados para a custódia do 2º DP em Campinas, à disposição da Justiça Federal em Campinas.
Local tinha péssimas condições de higiene

Os 26 trabalhadores foram trazidos de Gonçalves Dias, no Maranhão, e descobertos após a Guarda Municipal de Campinas receber denúncia anônima. Eles estavam morando em local impróprio e sem receber pagamento. No dia da operação, a PF também apurou que não havia sido oferecida nenhuma refeição até sua chegada.

Os trabalhadores foram aliciados por representante da empresa FKRJ com a promessa de trabalharem para a empresa Goldfarb em obra da Pirelli. O transporte até Campinas foi feito em ônibus clandestino. Os três membros da empresa FKRJ encontrados no local foram presos em flagrante.

Informações do  Portal RAC

Ex-mulher de ex-prefeito de Dom Pedro contratou seguranças para matá-lo e permanece presa em Tuntum


A ex-mulher do ex-prefeito de Dom Pedro, José Ribamar Costa Filho, permanece presa em uma cela feminina na cidade de Tuntum na região de Presidente Dutra.

Ela foi acusada de contratar um segurança do ex-marido para matá-lo. Tudo teria sido filmado.

Na cidade são fortes os comentários de que as investigações respingarão em parentes bem próximos da atual prefeita de Dom Pedro, Arlene Costa.


Com informações de Luís Cardoso.

Roseana fica furiosa com o indicativo de greve




As dúvidas de Roseana
As dúvidas de Roseana
Fontes palacianas nos informam que a governadora Roseana ficou furiosa com o indicativo de greve para o dia 1° de março onde todas as regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), e repetia que não entendia o por que desta greve, então diremos aqui alguns motivos que levam os trabalhadores da educação a recorrer a greve para poder sensibilizar o governo dela; veja apenas alguns dos graves motivos que levam os servidores a se mobilizarem em torno de uma greve:

1° motivo:
A aprovação e aplicação do Estatuto do Educador (PCCS), incluindo professores, especialistas e funcionários de escola, é um dos 22 itens da pauta de reivindicações entregue no mês de janeiro, aos secretários estaduais presentes em reunião realizada em janeiro passado. Porém, o governo do estado por meio da secretária de educação não se mostrou muito aberto ao dialogo, e o governo só queria implantar os tênues benefícios do estatuto a partir do ano de 2012, algo inaceitável pelos trabalhadores.

2° motivo
Precariedade das propostas e má vontade do governo do estado como mostra a direção do sindicato que não concorda com a última proposta apresentada pelo governo, na qual o PCCS só seria aprovado e implementado a partir de 2012 e com percentuais de reajuste nos salários pagos de forma escalonada, até 2015, a proposta de greve foi apresentada à categoria, que vem discutindo a questão desde o dia 17 ou seja não é algo impensado tão pouco leviano.

3° motivo:
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) recebeu várias denúncias de professores da rede estadual de ensino que estariam sendo obrigados por gestores de escolas a ministrar aulas de disciplinas alheias à sua formação acadêmica, de retaliações contra educadores e de fechamento de turnos da noite em várias escolas estaduais, prejudicando trabalhadores que precisam estudar à noite.

4° motivo:
Falta de autonomia nas escolas, aulas aos sábados e perseguição de gestores regionais quanto à faltas atribuídas ao educador que opte por não dar aula no final de semana e ameaças àqueles que não conjugam da política da regional de educação.

5° motivo:
A falta de empenho do governo do estado com a educação, quando ano passado encaminha o orçamento do ano de 2011 e coloca como reajuste de 2010 para 2011 para a secretaria de educação apenas um aumento de nada mais que 3%.

6° motivo:
A grande carência de professores na rede estadual que segundo o sindicato, ultrapassa a quantia de dez mil professores, onde o governo insiste em manter contratos precários onde os contratados não tem segurança nenhuma e ganham menos da metade do salário dos concursados, isso mostra mais uma vez a falta de compromisso do governo com a educação.

Por fim, se explica que por muito menos os profissionais desta categoria já fizeram greve governadora, o que dirá com esses graves motivos acima destacados.
O Maranhão será o terceiro estado do nordeste a deflagrar greve, junto com a Bahia e Piauí.