terça-feira, 5 de abril de 2011

5 de abril: dia do Preto Cosme!



No dia 5 de abril de 1842 foi condenado à forca em Itapecuru-mirim, o último líder da Balaiada, Cosme Bento das Chagas, aos 40 anos de idade.
Herói da luta do povo maranhense por liberdade e cultura, teve a audácia de fundar uma escola em seu quilombo nas nascentes do Rio Preto.
Em uma terra tão carente de ícones de luta fica registrado a homenagem a suas lutas e sonhos, não muito distante dos sonhos de muitos maranhenses dos dias correntes.
Sobre a Balaiada:
A 'revolta dos balaios' - ocorrida no Maranhão durante o período de 1830 a 1841 - resultou em mais uma manifestação do processo de crise por que passava a sociedade brasileira durante o período regencial. Na época do movimento, a província contava com aproximadamente 200 mil homens, dos quais 90 000 eram escravos e outra grande parte formada de sertanejos ligados à lavoura ou à pecuária. Herdando uma estrutura social gerada, em fins da época colonial na produção do algodão, a região encontrava-se, nesse momento, econômica e socialmente instável. A produção algodoeira, fundando-se apenas em razão de condições internacionais - guerra de Independência dos Estados Unidos, Revolução Industrial etc. -, declinou paralelamente ao desaparecimento dos acontecimentos externos favoráveis à economia exportadora ...Continue lendo mais sobre a balaiada aqui...

Nenhum comentário: