Recado a blogosfera


blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere. Os blogs educativos ou blogues educativos ou edublogues são publicações (quase sempre ordenadas cronológicamente), que levam vantagem sobre as Home pages pela facilidade de criação, manutenção e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los.

Além disso, os edublogues permitem a publicação de idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir, desde que dentro de um contexto educacional ou pedagógico.( Informações da Wikipedia)
Nossa responsábilidade enquanto formadores de opinião mesmo que em pequena escala é muito grande e o mínimo que poderemos fazer mesmo que não possuindo diploma de jornalista devemos sempre manter cautela e ética ao abordar temas que poderão ser motivo de disputas ou que simplesmente atestem ou não uma conduta reprovável das figuras públicas, neste caso quando envolver escândalos ou denúncias de violação das leis devemos tomar muito cuidado e nos embasarmos em indicios fortes o suficiente para sustentar o que falamos, caso contrário poderemos até ser processados. Enfim, mesmo sem sermos jornalistas devemos manter e buscar uma postura coerente. Ser imparcial é muito dificil até mesmo para jornalistas profissionais, o que dirá para maioria dos leigos que postam notícias de todas as temáticas no país? Devemos guardar igualmente ética ao postar um artigo de outros blogs para ser o mais fiel possível aos direitos autorais de nossos companheiros, então não custa lembrar que devemos indicar quem foi o autor, quando ele postou e colocar um link que dê acesso ao texto original, é o mínimo que se pode fazer quando pegamos muitas vezes até sem pedir autorização, dos artigos dos demais companheiros, caso contrário estariámos comentendo o crime de plágio. E diga-se de passagem, os blogs tendem apenas repetir matérias dos outros, há de certo modo uma preguiça danada em escrever, mesmo que seja sobre temas óbvios, mas temos que rever esses conceitos e começar a mudar posturas, expressar nossas idéias, pensamentos dar um pouquinho mais de trabalho, mas é recompensador quando há o retorno positivo de seus leitores, então nada  de pregiça, vamos criar.
Uma das principais recomendações que se pode fazer depois do respeito as fontes e criação é sem sombra de dúvidas a interação com os leitores, sejam eles blogueiros ou simplesmente pessoas 'comuns', do mesmo modo que desejamos sermos lido, comentados e tudo mais, nossos leitores ao expressarem suas opiniões gostariam de serem interpelados e respondidos em caso de dúvidas, em caso de críticas, elogios, dentre outras posturas. Então, nada mais natural que você responda aos comentários que são feitos, seja uma crítica injustificada ou um vaidoso elogio, devemos sempre interagir com nossos leitores, até para cativar seu retorno ao blog. Não esqueça também de quando editar seu perfil, deixá-lo visível aos demais leitores, pois caso você deixe o perfil oculto mesmo que se queira não será possível que se retribua a visita e comentário.
Outra questão essencial é a aparência do blog, não há nada que faça as pessoas desistirem uma leitura de um  blog que um pano de fundo escuro, isso simplesmente afugenta os leitores, você já esperimentou ler um blog com um fundo escuro? Quando se termina a leitura de um artigo por menor que seja, simplesmente seus olhos doem, ficam irritados com o grande contraste de cores que há, simplesmente há um choque de luz e seus olhos doem; Outra recomendação é que não se use cores tão fortes no blog, apesar de chamar muito atenção não é muito recomendado.
Os seus leitores poderão muitas vezes querer intergir mais com seu blog e para isso nada melhor que seguir o blog ou mesmo fazer o link com 'propaganda' dos blogs, existe vários gadgets que possibilitam esses recursos, mas, muitos blogueiros não compreenderam esses recursos, haja vista que se alguém segue teu blog ou faz um link dele no seu, nada mais justo que você devolva a gentileza mesmo que o blog daquela pessoa não seja 'compatível' com seus interesses de leitura, mas é bom manter um certo grau de diversificação. Nesses gadgets que nomeie alguns são bem simples seu uso como aqui no blogspot, você pode fazer o link com dez, quinze ou todos os blogs que vocês assim desejar, então não deixe de interagir com os companheiros e reforcem seu universo de leitores. Aqui em nosso blog, fizemos o link com 'propaganda' de todos os blogs que seguimos, já são mais de 150, mas a página ficará muito pesada para carregar, neste caso  ficará visível apenas 15, mas todos estão na biblioteca eles vão aparecer de acordo com a data da postagem, do mais recente ao mais antigo, então recomendamos novamente que mantenha postagens regulares para que sempre possam lhe ver 'online'.
Não há a necessidade de falar que um texto bem estruturado e formatado corretamente é muito melhor de se ler que um texto todo bagunçado, com cores fortes ou fontes muito grandes, isso é terrível e não cativa muitos leitores, afinal quem vai querer ler algo todo bagunçado? Dificilmente se cativará leitores no caso de não usar no mínimo um português que não contenha erros gramaticais, pois suas postagens cairão no descrédito se for identificado erros em demazia, apesar de nossa língua ser uma das mais difícies do mundo se recomenda que se digite o post em seu editor de texto no PC e depois cole no corpo das postagens, para que se possa corrigir os mínimos erros encontrados, caso não deseje se recomenda que se utilize do google chrome pois ele contém o corretor de texto. Não esqueça então de alinhar seus posts e tentar não postar com uma fonte tão pequena.
Por fim, a principal recomendação depois que seguir todos esses conselhos não esqueça de manter seu blog atualizado, afinal é deste modo que se pode conseguir adeptos e fiéis leitores, embora o tempo seja muito curto, mesmo tento milhares de afazeres poste artigos não tão grandes, mas que deixe claro a seus leitores que você está interessado em atualizar seu blog, ou seja depois que se cativa muitos seguidores podemos dizer que somos de certo modo escravo do blog e do público, mas aí só aumenta muito mais nossa responsabilidade perante todos os envolvidos no processo.
Não somos jornalistas ou especialistas em mídias sociais, mas contribuimos minimamente com essa construção de mídias sociais, onde expressamos aqui neste post nossas percepções  pessoais por exemplos  vividos no dia a dia, e que acreditamos ser não uma unanimidade, mas uma realidade em nossos dias. Boa leitura e boa interação.