terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Investigando os recursos


A maioria dos descaminhos aos recursos públicos só acontecem porque as pessoas desconhecem seu papel de cidadão crítico, como não sabem não há como investigar esses malversadores do dinheiro público, mas isso é muito simples, pois por lei todos os recursos devem ser disponibilizados a sociedade, haja vista que o dinheiro é da sociedade.
O site da Transparência Brasil é um dos mais conhecidos, e atua desde 2008, tem muitos dados sobre os convênios em geral. Veja AQUIselecione seu Estado e em seguida no campo procurar, escolha sua cidade.
A Câmara dos Deputados, apesar de todos os desgostos que dão à sociedade, disponibilizam um vasta possibilidade de fiscalização veja: Transferência aos Municípios; Clique AQUInovamente seleciona teu Estado e cidade, selecionando a opção 'valores pagos' aparecerá todos os recursos enviados pelo governo federal em um determinado tempo, selecionado a opção 'valores empenhados/conveniados' aparecerá todas as emendas parlamentares a sua cidade, que estão sendo liberadas ou que serão liberados.
Se esses dados não forem suficientes você pode ver as transferências mensais que são repassados diretamente aos municípios como forma de estrato. Veja AQUI, nesta opção você pode ver o que entra diariamente na conta de qualquer município do Brasil, não coloque nenhum acento no nome da cidade, ou caracter especial.
Por fim, não deixe de investigar não por perseguição, vingança ou qualquer coisa do gênero, não! Fiscalize porque esta é uma obrigação de todo cidadão e só tem tanta corrupção em todos os lugares do Brasil porque muitas vezes nos calamos frente a malversação do dinheiro público. Investigue, pesquise e denuncie!

Nenhum comentário: