segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Maranhão pode ter greve na educação logo em fevereiro

O melhor governo da vida de Roeseana pode se iniciar com uma greve devido ao descaso do governo com a educação

 Desde a década de 1960 quando o decrépito José Sarney assumiu o governo do Estado do Maranhão (Para nunca mais querer deixar o poder) que se promete uma verdadeira Revolução na educação dos maranhenses, mas, o que se ver é apenas o descaso desde a implantação de projetos sérios até o mínimo de valorização dos educadores, as promessas não cumpridas são velhas e enfadonhas tanto que ninguém em sã consciência acredita mais nas velhas promessas do clã que está no poder, e novamente nas eleições ao governo do Estado Roeseana Sarney que ela voltou a prometer uma grandiosa revolução na educação do estado.
Dando de presente de natal aos professores do Estado negativa de um aumento miserável pela Assembléia Legislativa que ao seu controle simplesmente negou qualquer investimento no setor. Sem falar que desde o ano passado se encontram paralisadas as negociações para aprovação de um Estatuto dos Educadores algo que é esperado pela categoria a séculos, mas que ao que tudo indica não será aprovado pelos deputados, o SINPROESEMMA já tentou de várias maneiras encaminhar a nova proposta do documento e até agora está emperrada em questões fundamentais, o sindicato já realizou várias assembléias que por sua vez deliberou por greve já no início do ano letivo de 2011, previsto para dia 21 de fevereiro, de acordo com o próprio governo, então, até lá os servidores aguardarão o retorno das negociações, se não houver sinalização e posicionamento do governo de forma positiva. É natural que esse processo de greve deva ser deflagrado como é desejo da categoria.
Logo no fim do mandato que ela ganhou com a ajuda de apenas quatro votos no TSE saiu o resultado da avaliação internacional chamada de PISA( Programa Internacional de Avaliação de Alunos) o Maranhão conseguiu a vergonhosa penúltima posição empatado apenas com o Estado de Alagoas, alguém se lembra quem dar as cartas por lá? É uma velha oligarquia ao modus operandi da que exite por aqui.
O Maranhão é um dos 16 estados do país que não possui o Plano Estadual de Educação, embora exista lei que exija tal política. Sendo que a educação precisa ser o carro-chefe do desenvolvimento de qualquer sociedade que tenham a pretensão de ser pós-moderna. Não adianta empreendimentos e grandes projetos natimortos como já presenciamos no passado, se o Estado não considerar que a Educação precisa ser um investimento fundamental para a formação de uma nova mentalidade e preparar o estado para o recebimento dos grandes empreendimentos que vai desde mão-de-obra, a infra-estrutura para estabelecer diretrizes e metas pra dar um salto de qualidade na sua produção, por ignorar este preceito o desvalido Estado do Maranhão hoje apresenta os vergonhosos dados da mais pobre província brasileira.
Pensando nessa mudança será mais que legitimo uma greve logo no inicio do ano para dar uma chacoalhada em Roeseana, para que ela esqueça um pouco as mesas de bilhar e cuide em administrar, algo que ela desconhece.

4 comentários:

Adinalzir disse...

Como professor, fico solidário com a luta de vocês aí no Maranhão... Enquanto existir corrupção a Educação em nosso país nunca será levada a sério. Aqui no Rio de Janeiro, já temos novas promessas do governo Sérgio Cabral para 2011. Vamos esperar para crer!
Um grande abraço e muito obrigado por me seguir! Também já estou seguindo seu blog!

G.D. News disse...

Nós que lhe somos gratos por nos seguir, aqui no Maranhão a situação beira ao caos, quem está no poder não pensa em outra coisa que não seja desviar os recursos, as lutas são muitas, mas a justiça só se faz nas lutas...
Sucesso neste ano que se inicia...

José María Souza Costa disse...

Se acontecer Greve no Setor Educacional no Maranhão, a Roseana Sarney, é capaz de Culpar os Profissionais da Educação pelo Descalabro e desGoverno, que o clá Sarney impõe ao Estado, há um pouco mais de 4 décadas.
Abraços

G.D. News disse...

É meu amigo, esta mulher não tem limites e nem vergonha, coitado de nós maranhenses, ela vive da preguiça o ócio é seu companheiro...
É assim que ela vai começar o melhor governo da vida dela...Tem só dez dias...