terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O homem da ponte, ler-se Vadilson Dias




O Homem da ponte; Jornal Oficial dos Municípios do Maranhão, edição N° 523.




Naquela cidade de Gonçalves Dias existe muitas anedotas, e caem no gosto popular especialmente aquelas de período eleitoral, uma das mais conhecidas é justamente aquela que chamava o ex-prefeito Aurino Barros de 'O homem da ponte' (porque ele alegava que entre suas principais obras estava a ponte que passa sobre o Rio Codozinho), mas, nada que o tempo não comprove ser outra pessoa o dito 'homem da ponte'.
Os contratos firmados pela prefeitura da cidade no ano de 2010 foi de nada menos que R$854.015,00 (Oitocentos e cinqüenta e quatro mil e quinze reais), estes valores de quase um milhão de reais foram destinados segundo os projetos a construção de 14 pontes de madeira, o que daria uma média simples de sessenta e um mil reais por cada ponte.
Mas como boa parte de tudo que é feito nesta cidade por parte dos ditos poderes públicos sempre podem haver informações e atos escusos no decorrer destas obras,  o que é mais flagrante de toda esta malversação com o dinheiro público foi o contrato para construção de apenas UMA única e miserável ponte pelo valor estratosférico de R$208.944,54(duzentos e oito mil novecentos e quarenta e quatroreais e cinquenta e quatro centavos), um roubo descarado, haja vista que outro contrato para feitura de SETE pontes saiu pelo preço de cinqüenta e quatro mil reais e noutro a confecção de outras SEIS  pontes saiu pela média de quarenta e três mil reais.
O mais impressionante em todo este descaramento e falta de vergonha é que são apenas duas empresas que ganham licitação para execução de obras insignificantes com valores altíssimos são elas a V. R. CONSTRUÇÃO LTDA, localizada segundo consta na Rua Cícero Correia, Nº 230 – São José - Pastos Bons – MA, CNPJ: 10.537.499/0001-24, INSC EST: 12.310.142-5, de propriedade de Valdina Pereira Santana e a empresa MACEDO & MATOS LTDA, estabelecida na Avenida 01, Nº 25, Quadra 13 – Paraná, na cidade de Paço do Lumiar - MA, inscrita no CNPJ N.º 10.571.595.0001-9 teria como dono Alberto Rolim Matos. Essas duas empresas são as únicas a ganharem esses caros projetos, juntas as duas faturaram só daquela miserável cidade de Gonçalves Dias a quantia não inferior a UM MILHÃO E QUATROCENTOS E NOVENTA MIL REAIS só no ano de 2010, muito, mais muito dinheiro para quem vive nas lamúrias ao pagar por exemplo o funcionalismo naquela cidade.
A pergunta essencial é, quanto deste dinheiro foi efetivamente gasto onde se propuseram? Será que uma única ponte custou o equivalente ao que dava para construir mais de quatro de uma vez? Onde foi feito uma ponte tão grande a ponto de custar a fortuna de DUZENTOS MIL REAIS em uma ponte de MADEIRA?
São perguntas que os gestores da cidade devem responder à sociedade o mais breve possível (isso se eles morassem na cidade, algo que não ocorre, pois eles tendem a desfrutar de suas mansões apartamentos e muitas mais muitas viagens e tudo pago com dinheiro do povo honesto que vive passando necessidade em suas paupérrimas residências), pois os recursos são do erário público, ou seja de toda sociedade gonçalvina e poderia está sendo empregado corretamente contra a miséria que assola crônicamente aquele lugar e que poderia ajudar a atenuar esta situação, está passando da hora do Ministério Público receber novamente mais uma denúncia contra esses descalabros, assim como vem recebendo das denúncias feitas por aqui com a ajuda do povo.
Por fim sem qualquer demagogia a partir de agora o então nomeado homem da ponte não será mais Aurino Barros e sim o atual prefeito Vadilson Dias.


Nenhum comentário: