sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Foi lançado o Atlas do Trabalho Escravo no Maranhão




Hoje, existem 25 trabalhadores escravos no Brasil. O Maranhão, infelizmente, é o estado brasileiro que mais fornece este tipo de mão-de-obra. Além disso, entre todos os estados brasileiros, o Maranhão é o segundo colocado em quantidade de escravos. O primeiro é Pará, onde a maioria dos escravizados são maranhenses. Esta situação dramática e degradante estimulou o CDVDH a produzir o Atlas. A idéia é tentar compreender melhor e descrever como funciona esse terrível fenômeno social.

O Atlas tem sete capítulos e é uma amostragem das informações que constam no acervo de arquivos do CDVDH e de diferentes órgãos governamentais, tendo também um analise de um conjunto de dados sobre os processos envolvendo a prática do Trabalho Escravo em dezenas de fazendas maranhenses.

A obra traz ainda um histórico da região sudoeste do estado do Maranhão e um estudo sobre as figuras dos peões escravizados, o patrão “proprietário de terras” e os aliciadores, também conhecidos como gato, personagens fundamentais neste processo de exploração. Além disso, é feita uma analise das fiscalizações e de vários processos em andamentos na justiça, questionando porque ninguém está preso por este crime e avaliando planos criados pelos governos para erradicar este mal. Planos praticamente inúteis.

No lançamento do Atlas estarão presentes representantes do Poder Judiciário, de parlamentares federais e estaduais, membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e do Provita e representantes do Ministério do Trabalho, além de representantes de organizações da sociedade civil do Brasil e de outros países.

Fonte: http://www.viasdefato.jor.br/

Nenhum comentário: