quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mesmo com a carência de 12 MIL professores, Roseana só empossa 459 docentes

Fonte Sinproesemma



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) considera importante a nomeação recente de mais 459 professores aprovados no último concurso público do Estado, realizado em dezembro de 2009, mas questiona a não convocação dos outros 1.515 profissionais que também foram aprovados e esperam há mais de um ano pela nomeação.
 “A posição do Sindicato é de que o Governo do Estado já deveria ter chamado todos os 5.320 professores que fizeram o concurso público. A Seduc diz que nomeou 3.346, faltam portanto 1.974 professores para serem nomeados. Achamos importante a chamada dos 459, mas, é pouco, tem que chamar todos. Outro fato que estamos cobrando do governo é a chamada dos excedentes do último concurso público e a consequente eliminação dos contratos. O governo fala em qualidade, mas perpetua o contrato precário”, destaca do diretor de comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres.

Contratos

De acordo com matéria divulgada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a secretária Olga Simão assinala que, “mesmo com a convocação, a Seduc ainda necessitará de professores contratados em seu quadro”. “A Seduc tem um déficit significativo de docentes, uma conseqüência da falta de concursos para o setor nos últimos anos”.

Mas o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, questiona essa posição da Seduc, com relação aos contratos temporários. “Se a Seduc reconhece a carência de profissionais, por que não chama os aprovados em concurso e os excedentes? Consideramos essa iniciativa negativa e afrontosa, pois o sindicato vem cobrando publicamente concurso público para trabalhadores da educação – funcionários e professores – e ao invés de pelo menos chamar os concursados excedentes do último concurso, a governadora decide prorrogar contratos, mantendo a precariedade do trabalho profissional na área da educação, já que os temporários ganham salários bem abaixo da média e ainda não têm direitos trabalhistas, como décimo terceiro salário, férias, entre outros”, desabafa indignado o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.
Ele alerta que “o sindicato cobrará para este ano letivo a nomeação de todos os excedentes do último concurso”. E ainda que o sindicato vai denunciar ao Ministério Público a carência de mais de 12 mil professores na rede pública estadual de ensino e mais a necessidade de outro concurso para a efetivação de servidores do apoio.

3 comentários:

Phelippe disse...

Eh! G.D. este aqui também para contactares:
http://blogdeicatu.blogspot.com/

José María Souza Costa disse...

Será que a Roseana Sarney, não tem compromisso nem com a Educação do nosso Estado ?
Se o deficit é de + de 12 mil, ela não tem que " remediar". Tem é que contratar o número exato de docentes.
Essa Roseana.....

G.D. News disse...

Meu amigo, esta velha senhora que os aulicos veneram, desconhece o sentido da palavra administração.
Ela só sabe administrar o que ganha ilicitamente dos cofres públicos...