quarta-feira, 23 de março de 2011

334 mil reais por nada ou mais uma grande 'obra'


Em nosso incansável trabalho de pesquisa sobre a arte de mal administrar aquela pequena e mal-cuidada cidade de Gonçalves Dias, já encontramos de tudo, de 'construção' de ponte de madeira por duzentos mil reais até contratos de mais de meio milhão de reais com o pai do vice-prefeito para fornecimento de combustível. Porém, cada dia que passa só cresce o número de 'obras' suspeitas, a 'bola da vez' foi uma pseudo obra no povoado Rui Barbosa, mais conhecido como Baixão Grande.

Como todos os gonçalvinos sabem existe muitos redutos eleitorais naquela cidade, este povoado não fica por menos, o gestor da cidade se refere a ele como 'o meu reduto'. Mas, antes de se referi à localidade como quintal de sua residência onde manda e desmanda, deveria tratar melhor aquela população, não apenas com palavras vazias ou promessas vãs, haja vista, que de todas as promessas uma das únicas a se cumprir na localidade foi apenas a construção de uma mini-praça que não tem 300 metros quadrados, sem serventia prática alguma para um povo que precisa de tudo. Vejam o fac-simile abaixo e entendam nossa repulsa a esta arte de mal-gerir a cidade:


Diário Oficial dos Municípios edição n.°403
Diário Oficial dos Municípios edição n.°403
Compreenderam o que diz o sobreposto extrato? No ano de 2009 era para ter se realizado o tal TSD, que nada mais é que: 'é uma camada de revestimento do pavimento constituído por duas aplicações sucessivas de ligante betuminoso cobertas cada uma por camada de agregado mineral.' Ou seja, era para ter sido feito o mesmo serviço que foi realizado no Bairro Novo, com aquele uso de pedras brita, o famoso asfalto farinha, porém, segundo os familiares do ex-prefeito Domingos Mendes, nenhum TSD - Tratamento Superficial Duplo, foi feito naquela localidade nos últimos anos, ao contrário, nos período chuvoso segundo nos relataram andar pelo povoado é uma tarefa árdua onde não falta lama, porém foi pago a quantia de nada menos que 334 mil reais pelo serviço.

Tratando deste modo às localidades os quais considera como sendo 'seu reduto', é difícil crê que exista compromisso com as políticas públicas daquela cidade ou em qualquer povoado que seja. As necessidades daquele povo são muitas, mas, certamente TSD não é uma delas, mais uma vez observamos que o dinheiro público se esvai, ninguém sabe onde ele pára, só se sabe que não chega ao destino como deveria.


O TSD de verdade fica a grosso modo como na foto ilustrativa acima
O TSD de verdade ficaria a grosso modo como na foto ilustrativa acima
Porém o resultado foi diverso, pois ficou assim:


Recente foto tirada no Povoado Rui Barbosa em Gonçalves Dias, estão vendo o TSD?
Recente foto tirada no Povoado Rui Barbosa em Gonçalves Dias, estão vendo o TSD?

Alguém consegue ver a camada de revestimento do pavimento constituído por duas aplicações sucessivas de ligante betuminoso cobertas cada uma por camada de agregado mineral? Nós não, é por essas e outras que o povo de Gonçalves Dias deve cobrar dos vereadores da cidade que fiscalizem as 'obras' e sua execução na cidade, se eles não fizerem isso, o povo é soberano para fazer-lo, mais que isso é soberano para denunciar e dar um basta em toda esta situação lastimável em que se encontra a gestão da coisa pública naquela cidade de Gonçalves Dias.

Nenhum comentário: