sexta-feira, 18 de março de 2011

Mais uma 'grande obra' em Gonçalves Dias


O prefeito da cidade de Gonçalves Dias sempre foi uma pessoa ausente na cidade, sua desculpa para essa postura é simples, ele sempre está procurando todo tipo de emendas com parlamentares e buscando projetos para destinar à cidade. Porém, o que o povo gonçalvino ver efetivamente ser 'construído' na cidade é nada mais nada menos que 'obras' que não favorecerão mudança alguma no cotidiano delas, ou seja, a maioria dessas grandes obras como não tem utilidade direta para o povo é perfeitamente dispensável.

E mais uma obra perfeitamente dispensável foi licitada esta semana, qual a finalidade dela? Construir duas quadras cobertas, uma no Bairro Novo Gonçalves Dias e a outra no Povoado Lagoa da Cruz na zona rural da cidade, sairá pelo preço de mais de MEIO MILHÃO de reais. Este valor não é pouco dinheiro e poderia ser destinado a qualquer outro projeto, pois na cidade já tem ao menos duas quadras cobertas, com esta sendo concluída serão três só na sede do município, na cidade tem tantos desportistas assim para todo este empenho em se construir algo sem o fins mais práticos?

Vejam o fac-simile da homologação da licitação:


Jornal Oficial dos Municípios edição N.°586
Jornal Oficial dos Municípios edição N.°586

A cidade gonçalvina é carente de obras que melhorem a vida cotidiana das pessoas, mas, ao que se percebe este não é o objetivo da gestão do senhor Prefeito Vadilson Dias, porque se ele estivesse realmente preocupado com o futuro dos jovens da cidade traria não esta obra sem serventia nenhuma, se ele tivesse algum interesse em transformar esta sociedade ele teria feito convênios com instituições de nível superior para oferecer cursos de graduação aos jovens da cidade, que hoje só continuam a estudar as pessoas que possuem condições de se deslocar para os grandes centros urbanos, mas, não nos esqueçamos que todos os seus parentes incluindo filhos e esposa estudam nas melhores escolas na cidade de São Luís, talvez por isso ele não se preocupe muito com o futuro dos jovens pobres da cidade de Gonçalves Dias, que migram aos 'montes' para o centro-sul do país, ou então para o sudeste para se submeterem a todo tipo de exploração, como por exemplo quando são submetidos ao trabalho escravo como já ocorreu com pessoas da cidade este ano.

Não somos contra a construção dessas ditas 'grandes obras' que custam caro aos cofres públicos, ao contrário, somos contra a forma e as prioridades que são dadas pelo gestor da cidade com algo que simplesmente não tem utilidade prática ao povo, que tão pouco vai oferecer melhoria na qualidade de vida a longo prazo àquela sociedade. Todo este dinheiro poderia ser empregado por exemplo na agricultura familiar a mola mestra que 'desenvolve' a cidade, não com meros empréstimos não, mas, com projetos de longo prazo onde fosse incentivado o cultivo de espécies regionais destinados ao consumo local, mirem-se no exemplo dos povoados Centro do Rosa, Tabocas e Centro do Primo nas cidades visinhas, ali não há incentivo dos gestores para a produção de bens que são consumidos em toda a região, mas, poderia haver por parte dos poderes públicos gonçalvinos o investimento para que a cidade também pudesse desenvolver sua vocação natural que é agricultura familiar. Porque nos dias correntes só há a progressiva prática da agricultura intensiva que devastam o meio ambiente para a pecuária, algo praticado por poucos ricos, os únicos que realmente se lucram desta prática.

Por fim, afirmamos que somos contra obras na cidade que terão o destino dessa da foto abaixo, vejam:


Quadra Coberta na Rua Duque de Caxias na cidade de Gonçalves Dias, viram os buracos no teto?
Quadra Coberta na Rua Duque de Caxias na cidade de Gonçalves Dias, viram os buracos no teto?

Como todos lá pela cidade sabem esta obra retratada acima nada mais é que dinheiro público jogado na lata do lixo, pois além de não ter tido serventia à sociedade, não teve idade útil de três anos, logo o teto 'desabou', ninguém se arrisca em ir praticar esportes sob este teto, só lembrando que esta obra foi caríssima saiu por R$ 148.000.00 (Cento e quarenta e oito mil reais) segundo o engenheiro José Silveira. Fica a reflexão ao povo da cidade, essas futuras quadras cobertas da cidade que custarão mais de meio milhão de reais terá o mesmo fim que sua homônima acima? Qual o real interesse em fazer essas obras caras se há outras necessidades mais urgentes para cidade? Por que a empresa que construiu esta quadra acima não foi acionada para que consertasse o que deveria ter longos anos de vida útil? São perguntas incomodas, mas, perguntas essas que serão respondidas no Ministério Público, que mais uma vez já foi acionado.

Nenhum comentário: