quinta-feira, 3 de março de 2011

O ovo da serpente do Sarnopetismo


Wagner Cabral*

Twitt-diálogo com o jornalista @robertokenard sobre a matéria:PF pede prisão de superintendente do Incra e presidente do PT no MA (http://www.robertokenard.com/), em 28/02/2011.

Acabei de ler o artigo, há um tempo atrás apontei que esse setor do sarnopetismo estava abandonando suas bases sociais, que estavam sendo substituídas pela política patrimonial e de clientela, com base no INCRA e outros órgãos federais. 

Basta comparar o perfil das votações de Washington Luiz (PT) para deputado federal em 2002 e 2006 para perceber essa mudança. 

Em 2002, Washington Luiz teve quase 23 mil votos em São Luís, ficando em 1a suplência, com base nos servidores públicos federais. 

Depois, votou contra sua própria base social no Congresso e perdeu muitos apoios... foi se agarrar na máquina federal... 

Já em 2006, ele foi desvotado em SLZ (caiu de 23 para 6 mil votos), mas substituiu por apoios em áreas de ação do INCRA. 

O caso típico de 2006 é a votação dele em Coroatá, área de muitos assentamentos e projetos de reforma agrária... 

Em Coroatá, a votação de Washington Luiz em 2006 foi multiplicada por 11, saindo de 693 votos para 7.798... mediação via INCRA. Ou ainda Viana, onde saiu de 204 votos em 2002 para 4.331 em 2006... 20 vezes mais!!! Ou Barra do Corda... salto de 129 votos para 3.971 (2006)... 30 vezes mais!!! ... com base sempre na estrutura federal.

Analiticamente, houve a substituição de bases urbanas organizadas (sindicato - SINDSEP) por bases rurais, fruto de clientela e mediação. 

Por outro lado, Washington Luiz se tornou completamente dependente da máquina federal e sem bases sociais que pudessem pressioná-lo. 

Nestas condições, a sobrevivência política de Washington Luiz e do grupo passa necessariamente pelo servilismo diante de Lula e de Sarney.

Os desdobramentos recentes dessa posição política são bem conhecidos e desaguam na aliança com Roseana Sarney, 2 e 2 são 4.

 Essa lógica viciada (patrimonial e sarneísta) só tende a se aprofundar com a investida para tomarem o PT-MA por completo.

 Com a filiação de nomes do sarneísmo no PT-MA para serem candidatos "de esquerda" em 2012 e 2014: é o sarnopetismo. 

Wagner Cabral* Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão  e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Maranhão. 

Nenhum comentário: