terça-feira, 1 de março de 2011

ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes - Livre/ Maranhão) apoia a greve dos professores da Rede Pública estadual do Maranhão



Há mais de 40 anos o Estado do Maranhão está mergulhado numa oligarquia que aprofunda as desigualdades sociais, desmonta a educação pública, precariza os serviços de saúde, aumenta a pobreza e ataca os direitos trabalhistas dos servidores públicos estaduais.

Todos essas informações são reafirmadas quando no ano passado foi divulgado que temos uns dos piores IDH’s do país. Imagem que é retratada em seus municípios, no déficit habitacional, nas precárias condições vida e saneamento básico. Tudo isso é o retrato do que parece uma “indestrutível” oligarquia sustentada em pilares históricos do coronelismo que ainda se alastra pelo país.

Numa breve perspectiva à disputa do governo do estado, a Governadora Roseana Sarney, falou que iria revolucionar a educação no Maranhão. Que revolução seria essa?

O estado apresenta um déficit de professores, desvalorização salarial, precárias condições de escolas nas cidades do interior e da capital, ausência de escolas em muitas cidades maranhenses. Será que iria transformar esse quadro calamitoso?

A resposta é bem clara, não! É por esse e inúmeros outros motivos que professoras e professores se levantam e vão às ruas para mais uma vez protestar. No Estado, assim como no país, educação não é prioridade, por isso não se investe recursos públicos na mesma.

As professoras e professores do Estado do Maranhão tem um histórico de muitas lutas e mobilizações contra o processo de precarização da educação e do trabalho do professor que já se alastra ao longo desta oligarquia Sarney e esse ano não vai ser diferente.

Nós, estudantes livres, da ANEL-MA nós manifestamos e apoiamos o processo de greve, bem como suas pautas, e reforçamos que a educação do povo maranhense não deve ser sucateada nem muito menos o trabalho árduo de nossos educadores.

Esse ano será de muitas mobilizações das trabalhadoras e trabalhadores em todo o país na luta e resistência contra os ataques à aposentadoria e aos direitos trabalhistas dos Governos Dilma e Roseana.

Somente esses processos de mobilização e levante dos trabalhadores e trabalhadoras podem revolucionar a situação em que nos encontramos. Resistam trabalhadores!

Não à precarização do trabalho do professor e da educação no estado do Maranhão e no Brasil!

#ForaRoseanaSarney !

Fora oligarquia Sarney!

Troque 1 deputado por 344 professores!

Assembléia Nacional de Estudantes - Livre/ Maranhão

Nenhum comentário: