sábado, 26 de março de 2011

Resultado da enquete sobre os possíveis pré-candidatos à Prefeitura de Gonçalves Dias


Quando lançamos a enquete sobre os possíveis pré-candidatos à prefeitura de Gonçalves Dias não, imaginávamos a polêmica que seguiria, afinal de contas, a política municipal sempre gera muitos conflitos de interesses, porém, como sempre afirmamos essa enquete é meramente ilustrativa e poderá dar o pontapé inicial para que se propague não só nomes como também propostas para melhorar a vida daquela sofrida sociedade; Os resultados foram guardados a sete chaves, optamos por não deixar que os leitores vissem previamente o resultado, para que não houvesse qualquer tipo de tendência na escolha, quando configuramos a enquete bloqueamos a votação repetida por mais de uma vez da mesma máquina por meio do IP e Cache, ou seja, os 130 votos foram dados por 130 computadores diferentes, mesmo quem tentou 'burlar' a enquete não conseguiu, pois ela estava configurada para não aceitar duas vezes o voto de um mesmo computador. Vejam o resultado, sem tirar nem por:


Clique para ampliar
Clique para ampliar

O resultado será colocado em ordem crescente:

Vilson Andrade Barbosa, ficou em primeiro lugar o empresário de sucesso na cidade, é militante do PT gonçalvino(?), seu nome soa como um alento aos que não querem ver a cidade administrada com um fisiologismo constante, suas ligações ao eleitorado jovem também é um dos destaques, muitos são os que procuram vias ‘alternativas’ em seu nome e não apenas um sobrenome. Pesa contra si ser parente distante do mesmo clã que governa a cidade desde sua emancipação. Foi o escolhido entre que teve a maior porcentagem entre seus pares, tirou 30 votos perfazendo 23.08% dos votos.

Professora Dudu ficou em segundo lugar a docente concursada que trabalha a muito tempo na SEDUC/MA, militante histórica do PT desde o tempo do Padre Danilo Gazeto, com fortes ligações à Igreja Católica, também tem a simpatia dos evangélicos, tem trânsito livre com o forte eleitorado de Aurino Barros, mas dizem que o atual gestor também lhe devota grande admiração; seu nome é um contraponto às velhas estruturas oligárquicas da cidade onde não há alteração no quadro a bastante tempo. Teve 21 votos, perfazendo 16.15% dos votos da enquete.

Florice Barros a professora ficou em terceiro lugar, ela foi pioneira na cidade de Gonçalves Dias ao coordenar a fundação do primeiro curso de magistério (antigo ensino médio profissionalizante), parente de antigos moradores da cidade como Didi Soares, tem fama de muito organizada e administradora impecável. Pesa contra si o fato de ter ido morar fora de Gonçalves Dias a bastante tempo e está atrelada ao ex-prefeito e ex-deputado Aristeu Barros. Ficou com 16 votos, perfazendo a porcentagem de 12.31% de todos os votos.

Tenório Barros ficou em quarto lugar ele é graduado em medicina, e foi um dos primeiros gonçalvinos a ostentar o título de médico, desde a última eleição para prefeito a dois anos seu nome é fortemente falado como ‘sucessor’ natural de Aurino Barros. Sua família tem  igualmente um longo histórico de na política local tendo seu avô Baltazar Marinho foi prefeito, seu tio Aristeu Barros foi prefeito e deputado, seu tio Aurino Barros foi prefeito, sua mãe Maria Alzirene foi a primeira vereadora eleita da cidade e sua tia Arlene Costa como atual prefeita de Dom Pedro;  Segundo seus críticos ele tem que sair da sombra dos parentes para mostrar sua diferenciação. Ficou com 14 votos do total, perfazendo a percentagem de 10.77%.

Wabster Krause ficou em quinto lugar o secretário-professor que é Licenciado em Letras, militante histórico do PT gonçalvino, também é anti-sarney com fortes ligações ao deputado Domingos Dutra, secretário de administração nos dois mandatos do atual prefeito, tem a simpatia dos funcionários públicos da cidade, seu nome é um contraponto nas velhas estruturas oligárquicas da cidade. Seu nome não empolga apenas aos críticos da atual gestão de Vadilson Dias. Obteve 12 votos do total da enquete, onde perfez 9.23% da porcentagem geral.

Cristiano F. Lobo o atual vice-prefeito ficou apenas em sexto lugar nas pretensões dos leitores do blog. O empresário, tem fama de ter viajado o mundo inteiro e é o atual vice-prefeito de Gonçalves Dias pela segunda vez, tem muito acesso ao governo do estado tanto que não se constrange em dizer que é amigo pessoal do clã Sarney. É casado com Graziele Dias sobrinha do prefeito, tem contra si o estigma da rejeição que o nome de sua sogra desperta, assim como a desconfiança a seu pai. Já foi mais conhecido quando morava na cidade, mas, a exemplo do atual prefeito reside em São Luís. Deve lutar para não cair em ostracismo como o ex-vice José Napoleão. Teve 10 votos, fazendo apenas 7.69% do total da enquete.

Djalma Fernandes o filho de família tradicional da cidade, primo do atual gestor ficou em sétimo lugar na avaliação dos leitores do blog. O empresário na cidade, apoiou Flávio Dino à eleição para o governo do Estado, sua família está na política desde tempos imemoráveis, sendo que sua tia Rosita Dias foi prefeita na cidade ela que é mãe do atual gestor, igualmente como muitos supostos pré-candidatos devem buscar se desvencilhar do antigo nome dos parentes. Teve 09 votos, fazendo a porcentagem de 6.92%do total na enquete.

Lailson Cardoso o filho da não menos tradicional família Cardoso ficou emoitavo lugar na preferência dos assíduos leitores deste blog. Empresário que mora em São Luís, mas tem ligações umbilicais na cidade de Gonçalves Dias, aliado de primeira ordem de Roseana, senador João Alberto (Vulgo Carcará), pediu votos ao deputado Tatá Milhomem. É parente tanto de Vadilson Dias como do ex-prefeito Raimundo José Cardoso, sua família tem longa história política na cidade. Obteve 05 votos e perfez 3.85% da porcentagem geral.

Rodrigo Barros, filho de ex-vereadora, neto de ex-prefeito e sobrinho de ex-prefeito ficou em nono lugar na preferência dos votantes. Formado pela UFMA em Ciências Contábeis; Filho da tradicional família Barros, igualmente como o irmão Tenório se propõe ao escrutínio público para que os dois sejam avaliados e o mais bem posicionado seria o candidato. Obteve 04 votos com a percentagem geral de 3.08%.

Gilmar Batista o militante do PT no Amapá ficou em décimo lugar na preferência dos leitores do blog. Ele que nasceu na cidade e busca seu lugar ao ‘sol’ nas constelações dos possíveis pré-candidatos a prefeitura da cidade, de convicções contundentes e é um dos poucos não ter sua história atrelada apenas ao nome das famílias que governaram a cidade. Assim como boa parte dos nomes aqui citados deve lutar contra o anonimato que se impõe. Obteve03 votos fazendo a porcentagem de 2.31% do total da enquete.

Considerações do GD News sobre o resultado da enquete: 
Na cidade de Gonçalves Dias, ao que tudo indica vergonha na cara, honradez, princípios éticos e dignidade ainda valem bastante (Mais do que qualquer recurso financeiro), que o diga os possíveis pré-candidatos que ficaram nos cinco primeiros lugares no resultado da enquete, sem desmerecer os demais nomes é claro. Mais uma vez ficou evidente que o candidato que obtiver o apoio do atual prefeito, ficará em situação complicada, haja vista, que os quatro primeiros colocados não dispõe hoje de alianças com o prefeito, como já falamos em outras oportunidades neste espaço, as eleições municipais sempre são motivadas por revoltas em Gonçalves Dias, atualmente não fica por menos. O fato mais interessante foi não só porque um empresário bem sucedido que venceu com seus próprio esforços e de sua família e sem ajuda de meios escusos, está figurando entre os preferidos à prefeitura de Gonçalves Dias; como também o fato de duas mulheres estarem na dianteira entre os três primeiros colocados, sem sombra de dúvidas é mais interessante ainda o fato de ambas terem por profissão a docência, serão elas um grande diferencial neste emaranhado de 'teias' políticas, onde os candidatos não dizem o que se propõe ao contrário, só diz: 'eu sou candidato conto com você'. Só lembrando que a última vez que uma mulher esteve a frente da administração da cidade foi na década de 1970, sendo que foi apenas um joguete de momento dos interesses do esposo. Agora em pleno século XXI seria diferente?

Sobre os demais candidatos observamos que as tradicionais famílias que sempre estiveram no poder não terão unanimidade nestas eleições que se aproximam, que o diga a família Barros e Cardoso, como falamos anteriormente não basta ter apenas sobrenome, tem que haver propostas claras de melhoria de vida do povo gonçalvino, não basta apenas dizer 'eu sou candidato', tem que mostrar bons e viáveis projetos. Sobre o vice-prefeito o senhor Cristiano Filgueiras Lobo, como já elencamos em sua apresentação há uma séria desconfiança sobre suas reais intenções para com a cidade e ao povo gonçalvino, segundo diz seu pai Pedro Hipolito sem pedir muito segredo, se mostra radicalmente contra sua candidatura, mas, o apoiaria porque é seu filho acima de tudo; Para quem apareceu na cidade em busca de receber contas de políticos locais e teve sua popularidade grande entre os citadinos, mas, no passado, hoje amarga uma rejeição sem precedentes ao seu nome.

Vejam quem foram os demais indicados ao cargo  por nossos leitores:

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Apenas seis pessoas foram indicadas fazendo a porcentagem de apenas 4.62% dos votos sendo que alguns deles foram colocados por alguns desavisados, eis os nomes:  André Alexandre, quem é esta pessoa? Outro, um talDoutor Lisboa, trabalha na cidade? Por fim, duas pessoas escolheramIracema, mas, existe muitas Iracemas na cidade; Seria Iracema Silveira ou Iracema Gonçalves?

Indicaram também o nome de Suane Barros Dias, o prefeito estaria disposto a fazer o mesmo que seu pai na década de 1970? O vice-prefeito aceitaria tal postura? São muitas as dúvidas, mas, como bem lembrou na tal revista Caras e Nomes, a primeira-dama tem pretensão de ser prefeita ainda, ela conseguirá morando em São Luís?

Por fim o caso emblemático é o do vereador Francisco Leitão, que fez um grande alarde por não ter seu nome incluído na enquete, mas, em nenhum momento entrou em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida ou para que pudéssemos retificar as questões, na página onde fica armazenado a enquete houve dezenas de comentários sobre este fato, vejam os nossos comentários e dos demais leitores aqui (http://polldaddy.com/poll/4616028/?view=results).

Sempre deixamos bem claro que este blog, seus autores e colaboradores _ que são muitos, diga-se de passagem _ não tem qualquer ambição política ou ligação política-partidária, este é um dos requisitos para dele fazer parte, não estamos aqui para enaltecer ou denegrir a imagem de nenhum possível pré-candidatos(as), nossa missão é apenas divulgar os fatos noticiosos sem nos envolvermos emocionalmente, buscando a máxima isenção possível. Se há ilações, é porque é inerente às muitas opiniões aqui expostas. Como sempre destacamos, nosso papel é de cobrar e fiscalizar as ações dos gestores públicos de Gonçalves Dias, este trabalho tem sido bem aceito por nossos leitores e este movimento cidadão não será demovido por nada, absolutamente nada irá fazer com que recuemos um centímetro que seja de nosso dever cidadão, pois temos o apoio dos nossos leitores. E acima de tudo temos as Leis e seus defensores de nosso lado.

Nenhum comentário: