quinta-feira, 3 de março de 2011

Os primeiros 60 dias do melhor governo de Roseana




A julgar pela experiência anterior de 10 anos de prevaricação e pelos primeiros dias da nova gestão, o Maranhão caminha para o pior governo da sua história. A inércia do atual administração estende-se a todos os setores da máquina estadual.

Roseana Sarney e seus aliados “sarnopetistas” estão atolados na lama da corrupção. Milhões de reais foram desviados da FAPEMA para cooptar aliados em detrimento do desenvolvimento tecnológico e educacional no estado. Como se não bastasse, a Polícia Federal bateu na porta da vice-governadoria do Maranhão, nicho dos sarnopetistas no Maranhão, e desbaratou a quadrilha que desviou R$ 150 milhões destinados para o assentamento em favor de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.

O presidente do PT/MA e suposto cabeça do esquema, Raimundo Monteiro, foi um dos principais defensores da aliança PMDB-PT, que sustentou à reeleição da pemedebista no ano passado. Em 23 de fevereiro, Monteiro foi nomeado como assessor especial do vice-governador, Washington Luiz (PT).

A segurança pública praticamente não existe. Os índices de violência crescem a cada dia e o governo do estado não faz exatamente nada para reverter o quadro. O Mapa da Violência 2011, divulgado pelo Ministério da Justiça, revelou que o Maranhão foi o que apresentou o maior aumento do número de homicídios de jovens – 360% em dez anos, sendo que Roseana governou por seis anos, durante o período. O estado também foi campeão de mortes em prisões, podendo ser denunciado à ONU a qualquer momento.

A saúde no Maranhão é uma verdadeira doença que pode ser retratada através do seu gestor, Ricardo Murad, que durante o discurso de posse, prometeu trabalhar 24 horas para melhorá-la; porém, passa o dia no Facebook apontando os problemas de competência de outros setores e gestores, enquanto esquece que carrega o ônus de 72 hospitais, essenciais para a saúde pública do Estado, que deveriam ser entregues em 31 de dezembro passado.

No campo da infraestrutura, Roseana ainda não iniciou as grandes obras estruturantes prometidas em campanha. E provavelmente nem começará, já que a presidente Dilma (PT), aliada da governadora, cortou os R$ 22 milhões destinados a construção da Ponte do Quarto Centenário, que deveria desafogar o trânsito no Centro Histórico.

O governo do Maranhão tem gastado milhões entre peças publicitárias e banners em blogs aliados para vender a ideia de que a educação vai bem. Tudo enganação! Os contratos continuam  mantidos, mesmo após decisão judicial e muitos professores, para fechar carga horária, são obrigados a lecionar disciplinas que não são de sua competência, contribuindo assim, para os baixos índices educacionais.

 Além do mais, os professores estão em greve, dessa vez em suma maioria, e ameaçam comprometer o ano letivo de 500 mil estudantes das escolas públicas da rede estadual. Tudo isso porque Roseana Sarney resiste em implantar o Estatuto do Educador, valorizar os profissionais da educação e fornecer-lhes melhores condições de trabalho. Talvez, quem sabe, para que a alienação e a ignorância se perpetuem no Maranhão e permitam que sua família se mantenha no poder.

A Guerreira do Cocar Dourado conseguiu tudo isso em apenas dois meses. Ainda restam três anos e dez meses do “melhor governo de minha vida”.
Estamos ferrados!


Fonte: Blog Marrapá

Nenhum comentário: