quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

26 trabalhadores de Gonçalves Dias-MA que foram escravizados são soltos pela Polícia Federal em SP


A Polícia Federal prendeu na noite de terça-feira (22/02) três empreiteiros que haviam trazido trabalhadores do Estado do Maranhão, em condição análoga a de escravo.

Por volta das 17h, integrantes do Grupo de Apoio Especial (GAE) da Guarda Municipal de Campinas se dirigiram ao endereço indicado por uma denúncia anônima e lá encontram 26 trabalhadores, acompanhados por representantes das empresas FKRJ e Goldfarb.

A PF constatou que o local (na Rua Luis Fantini, 277, no Jardim Florence I) era inadequado para acomodação dos trabalhadores, com péssimas condições de higiene, contando com um único banheiro, não dispondo de camas, e nem mesmo colchões, para todos. Apurou também que única refeição havia sido oferecida para eles ontem.

De acordo com os trabalhadores, o aliciamento foi feito por um representante da empresa José Carlos Santana do Carmo – ME (nome fantasia FKRJ), na cidade de Gonçalves Dias/ MA, que os conduziu a Campinas em um ônibus clandestino e sem condições de segurança. A cada um foi cobrado um custo de transporte no valor de R$ 230. Chegando no domingo, os trabalhadores foram conduzidos ao alojamento improvisado para trabalharem para Goldfarb em uma obra da Pirelli.

Os homens foram conduzidos a um hotel, que será pago pela empreiteira. Ainda não está definido quando e como será o retorno deles ao Maranhão.

Prisão

A Polícia Federal prendeu em flagrante os integrantes da empresa FKRJ, responsáveis pelo aliciamento dos trabalhadores (J.C.S.C, proprietário, R.F.J, gerente, e J.P.S., mestre de obras), por se encontrarem incursos na conduta tipificada no artigo 149 do Código Penal – Redução a Condição Análoga a de Escravo, com pena de 2 a 8 anos de reclusão e multa.

Os presos foram encaminhados para a custódia do 2º DP em Campinas, à disposição da Justiça Federal em Campinas.
Local tinha péssimas condições de higiene

Os 26 trabalhadores foram trazidos de Gonçalves Dias, no Maranhão, e descobertos após a Guarda Municipal de Campinas receber denúncia anônima. Eles estavam morando em local impróprio e sem receber pagamento. No dia da operação, a PF também apurou que não havia sido oferecida nenhuma refeição até sua chegada.

Os trabalhadores foram aliciados por representante da empresa FKRJ com a promessa de trabalharem para a empresa Goldfarb em obra da Pirelli. O transporte até Campinas foi feito em ônibus clandestino. Os três membros da empresa FKRJ encontrados no local foram presos em flagrante.

Informações do  Portal RAC

Nenhum comentário: