terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quando a hipocrisia fala mais alto


Segundo o jornalista Henrique Bóis, Ricardo Murad o atual secretário estadual de saúde no Maranhão está propondo:

''Antes de pedir ao Ministério Público do Estado que interceda junto aos prefeitos para que eles segurem seus doentes nos municípios onde a saúde é de gestão plena, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, usou de uma estratagema ditatorial: distribuiu circular aos gestores para que eles não mais enviassem enfermos para a rede estadual da capital.
Com a medida, Murad pensava em resguardar as Unidades de Pronto Atendimento da capital. Quando inaugurou a UPA do Anjo da Guarda a propaganda afirmava que a capacidade de atendimento seria de 500 pacientes por dia. O objetivo era desafogar os socorrões.
Murad cobra de Castelo R$ 8 milhões referente ao atendimento dado aos pacientes de todo Maranhão entre setembro e dezembro de 2010.
As UPAs ainda estão no terreno da promessa. Uma delas,  já pronta mais ainda não entregue, é a do Parque Vitória. A da Cidade Operaria emperrou numa reforma interminável. E por vai....para o beleléu''.

O secretário de saúde não quer que o povo doente vá procurar ajuda na capital do Estado, sendo que isso é um disparate sem tamanho, pois o povo pobre do Maranhão como todos sabem recorrem quase que exclusivamente à Teresina para buscar tratamento, porém como o governo de Roseana não repassou mais verbas ao estado do Piauí simplesmente eles não recebem mais ninguém do Maranhão. A gestão temerária do atual secretário de saúde vai contra o povo, ao segregar-los a morrer a míngua no interior do Maranhão os maranhenses pobres. Maior prova da falência do Sistema Único de Saúde no Maranhão foi a última internação da governadora Roseana Sarney, onde ela acrescentou em sua longa lista de procedimentos cirúrgicos mais uma, feita em hospitais PARTICULARES, comprovando e reiterando o total caos que se encontra mais um dos muitos graves problemas no Maranhão que é de sua responsabilidade direta.

Mas o pior de toda esta história é que o secretário quer ter respaldo para criticar por exemplo a desastrada gestão do prefeito de São Luís João Castelo (chamado carinhosamente na capital de tatu, tamanha a buraqueira que se encontra cidade), pois bem, o cunhado da governadora, tentou arrogar para si uma campanha cívica e espontânea que ocorre na rede, onde o povo pede para que castelo acorde.

O secretário chegou inclusive a 'discutir' em sua página pessoal do facebook, ao ser indagado sobre sua  atuação a frente da secretária onde foi lembrado a caótica situação da saúde no Estado, pois o povo pobre que não pode pagar seus tratamentos em clínicas particulares morrem aos milhares sem tratamento algum, pois como todos os maranhenses que precisam usar o SUS não encontra um serviço de qualidade, quando encontra depois de enfrentar as intermináveis filas, veja a discussão:


Como se pode observar na indignação da resposta do secretário parece que do mesmo modo de João Castelo tão criticado, Murad dorme o sono letárgico, onde nem mesmo os gritos desesperados do povo do Maranhão clamando por um serviço público de saúde que seja digno deste nome, possa algum dia acordar-lo para desesperadora situação no Estado. Haja óleo de peroba para usarmos nas faces dos gestores públicos do Maranhão.

Nenhum comentário: