terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Destaque internacional BBC mostra aniquilação de povos indígenas isolados no Maranhão



Nômades isolados da Amazônia enfrentam aniquilação 




Um homem Awá no meio dos restos queimados da floresta da sua tribo.

Um relatório chocante obtido pela Survival International revela que o lar da tribo de nômades Awá sofreu mais desmatamento do que qualquer outro território indígena na Amazônia Legal em 2009.
Cerca de 60 a 100 Awá conseguiram permanecer isolados, mas o seu último refúgio está sendo destruído. Um enorme afluxo de madeireiros e colonos está invadindo o território, mas praticamente nada foi feito para retirá-los, apesar das autoridades estarem cientes de suas identidades.

O relatório, da Fundação Nacional do Índio- FUNAI, mostra que 31% da floresta no território Awá foi derrubada ilegalmente. A tribo vive em três das cinco áreas indígenas que mais sofreram desmatamento em 2009 – o último ano para o qual estatísticas estão disponíveis. Há cerca de 360 Awá contatados, que vivem em diversas comunidades. Imagens de satélite mostram que o desmatamento nesta região de Maranhão aumentou muito nas últimas duas décadas e agora está ocorrendo próximo ao local onde índios isolados foram avistados.

Pire'i Ma'a, um homem Awá, disse a Survival, ‘Os madeireiros vão acabar com toda a área. A área é índio. Fico com raiva com os madeireiros.. raiva mesmo. Acabou toda a caça, e os meus filhos passam fome ’. Alguns Awá pararam totalmente a prática da caça, pois eles se sentem ameaçados pelos madeireiros ilegais que trabalham nas proximidades. Duas semanas atrás, o seriado ‘Human Planet’ (‘Planeta Humano’) da BBC mostrou mulheres Awá cuidando e amamentando filhotes de macacos órfãos. Um antropólogo brasileiro declarou que a tribo enfrenta um genocídio, e um funcionário da FUNAI declarou num programa do ‘Fantástico’ na TV Globo sobre os Awá emitido em janeiro 2011, que ‘se não houver ação rápida e emergencial, o futuro desse povo é a extinção’.

Os impactos devastadores do desmatamento sobre os Awá será destaque no programa da BBC ‘The Chinese are Coming’ (‘Os chineses estão vindo’). Como uma tribo de caçadores-coletores nômades, uma das duas únicas tribos nômades remanescentes no Brasil, os Awá dependem totalmente da sua floresta para sobreviver. Muitos Awá morreram em massacres brutais nas mãos de fazendeiros e madeireiros.

O contato entre esses índios e os forasteiros poderia ter efeitos devastadores, os índios apresentam muita pouca resistência a doenças externas.A legislação brasileira exige que a terra Awá seja protegida para os índios, mas as autoridades falharam em agir. O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, ‘Estamos assistindo a uma tragédia se desenrolando diante dos nossos olhos – e a causa da mesma é simplesmente um fracasso total das autoridades do Brasil para defender a lei e proteger o território Awá’. O relatório da FUNAI mostra que os territórios indígenas na Amazônia Legal que sofreram mais desmatamentos em 2009 foram: Awá, Alto Rio Guamá, Araribóia, Apyterewa e Cachoeira Seca. Índios Awá, incluindo a maioria dos grupos isolados, vivem em três destes territórios: Awá, Alto Rio Guamá e Araribóia.
Fonte:
http://www.survival.es/noticias/6983

Nenhum comentário: