terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sindicato convoca educadores e excedentes para sessão da Assembleia Legislativa


O Sindicato dos trabalhadores em Educação Publica do Maranhão (SINPROESEMMA) convoca todos os trabalhadores da educação e os excedentes do último concurso do Estado, realizado em 2009, para acompanharem, nesta terça-feira, 22, às 15h, a sessão da Assembléia Legislativa, na qual está prevista a votação da Medida Provisória do governo do Estado, que prorroga os contratos temporários de professores até o final do ano letivo de 2011.

Segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, os trabalhadores vão acompanhar a votação para marcar a posição, da categoria e do sindicato, contrária à medida do governo em prorrogar os contratos, enquanto vários profissionais aprovados no último concurso aguardam convocação desde 2009. No início deste mês, o sindicato deu apoio ao ajuizamento de uma ação pública para cobrar do Estado, judicialmente, a convocação dos concursados excedentes.

De acordo com dados do Sinproesemma, existe um déficit alto de professores na rede pública estadual, em torno de dez mil profissionais. Porém, foi realizado o concurso em 2009 e há uma lista de aprovados excedentes. Diante disso, “consideramos a medida da governadora uma iniciativa negativa, pois o sindicato vem cobrando concurso público para trabalhadores da educação – funcionários e professores – e ao invés de pelo menos chamar os excedentes, a governadora decide prorrogar os contratos, mantendo a precariedade do trabalho profissional na área da educação, já que os temporários ganham salários bem abaixo da média e ainda não têm direitos trabalhistas, como décimo terceiro salário, férias, entre outros”, declara o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.

Texto:Cláudia Leal/Ascom-Sinproesemma

Nenhum comentário: