segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mas será só o Benedito? Descoberto novo caso de desvio de dinheiro no Governo Roseana


“A casa caiu!” No caso do mais novo episódio de corrupção envolvendo membros do Governo Roseana Sarney no INCRA a expressão vem bem a calhar. Nesta sexta-feira a Polícia Federal descobriu um esquema de fraudes que envolvem diretores e funcionários do órgão no desvio de dinheiro destinado à construção de casas em assentamentos rurais no Estado.

As fraudes podem ter garantido até 150 milhões de reais à quadrilha que era chefiada segundo a PF pelo superintendente do INCRA no Estado, Benedito Terceiro (indicação política do senador Cafeteira), que foi exonerado do cargo junto com o ouvidor agrário estadual e o chefe da divisão de assentamentos.

Entretanto, as fraudes vem de mais tempo no órgão desde a administração de Raimundo Monteiro (PT) e aconteciam através de confecção de relatórios de vistoria de falsas obras, superfaturação de materiais de construção em conluio com construtoras e alguns presidentes de associação de moradores.

Lamentavelmente, informações sobre a operação da PF vazaram antes do tempo e a maioria dos envolvidos conseguiu na Justiça hábeas corpus que impediram que fossem presos.

O Maranhão é um dos estados com o maior número de conflitos agrários do país que resultaram em dezenas de mortes como de Francisco Ribeiro, presidente de uma associação no município de Santa Luzia, que foi executado no ano passado após denunciar exatamente o sumiço do dinheiro destinado à construção de casas no assentamento Flechal.

Na época o Ministério Público pediu a prisão dos dois donos da construtora e o INCRA prometeu abrir sindicância para apurar o caso. Até hoje nada foi resolvido.

A cada dia que passa do novo mandato de Roseana Sarney o cheiro de podre exala mais forte no ar: Rebeliões nos presídios, mensalão da FAPEMA, desvio de dinheiro dos assentados, nem bem o último escândalo sai de cena surge outros ainda maiores. A situação da governadora está cada vez mais insustentável, é hora dos trabalhadores deste Estado se levantarem e tomarem o destino com suas próprias mãos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vindo do clã sarney,poderiamos esperar o que?

G.D. News disse...

Nada que preste é claro...Grato pela participação.