terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sarney compara cidades de SP com o Maranhão



A confissão de Sarney
A confissão de Sarney
Na edição desta semana da Revista Isto É, o senador José Sarney (veja box abaixo) afirma que os indicadores sociais do Vale do Ribeira são menores que o do Maranhão. Resta-nos descobrir o que justifica os baixos índices. No Maranhão, a causa mais freqüentemente citada é a durabilidade da família Sarney do poder. No Vale, entrentanto, a prática política do coronelismo ainda é marcante.
Confira, abaixo o trecho da entrevista em que ele cita Registro.
Istoé – Uma das críticas mais frequentes ao sr. refere-se ao desenvolvimento do Maranhão. Sua família tem presença forte na vida maranhense, mas o Estado ainda é um dos mais pobres do País.

Sarney – É uma enorme injustiça que se faz. O Maranhão sempre foi um dos Estados mais pobres do País. Sempre teve terras pobres, sem recursos minerais. Na Colônia, nós nos destacávamos por vender índios e no Império por vender os escravos para trabalhar nos cafezais do Sul. Mas o avanço do Maranhão é extraordinário. Temos hoje o segundo porto do Brasil, com 110 milhões de toneladas, e a maior fábrica de alumínio do mundo. Rodovias e ferrovias cortam o Estado de norte a sul. Ninguém diz que é o 16º PIB do País. E foi a economia que mais cresceu no Nordeste no ano passado: 17%. Pobreza encontra-se em qualquer lugar do Brasil. Os índices da cidade de Registro, em São Paulo, são menores do que os nossos. Mas como sou político do Maranhão e tive a responsabilidade nacional que Deus me deu, todo mundo resolve criar esse pseudofato. Dei início à modernização de meu Estado com a chamada geração de poetas: eu, Ferreira Gullar e Bandeira Tribuzzi.


É muita falta de bom senso o discurso desta velha raposa, acha que o povo brasileiro é louco de ainda lhe dar ouvidos, logo ele que destruiu e destrói a cada dia os destinos do Maranhão que se fosse um país independente na América Latina só empataria com o Haiti, país devastado por guerras civis, terremotos e fome crônica.

2 comentários:

José María Souza Costa disse...

Bom dia.
Passei aqui, renovando o meu sentimento de: Apreço e Contentamento por este Espaço Gracioso.
Um abraço verdadeiro.

G.D. News disse...

Obrigado meu amigo, seja sempre bem vindo, um abraço.