quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Roseana Sarney pode está com câncer?


A governadora Roseana Sarney submeteu-se, nesta quarta-feira (16), a um procedimento cirúrgico em razão de um sangramento retal. De acordo com o boletim médico do UDI Hospital (Um hospital particular), onde ela estava internada, a governadora apresenta quadro estável, com boa evolução clínica devendo permanecer sob observação médica, mas segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do Estado a governadora está repousando no Palácio dos Leões.
Veja abaixo a nota do UDI Hospital, na íntegra, divulgada pela Secretaria de Comunicação do governo do Estado:
A Governadora Roseana Sarney permanece internada no UDI Hospital, em São Luís, onde submeteu-se, na manhã de hoje, a procedimento cirúrgico.
''A Governadora apresenta quadro estável, com boa evolução clínica devendo permanecer sob observação médica até amanhã.
Dr. Carlos Gama
Diretor Médico''
Roseana foi internada após passar por uma colonoscopia (um exame no intestino), e foi submetida a uma cirurgia para estancar a hemorragia no reto.
O que é uma colonoscopia ?
Colonoscopia é um procedimento que ajuda a seu médico examinar dentro do colon ou intestino grosso anormalidades, inserindo um tubo flexível que é mais ou menos da espessura de um dedo através do anus e avança lentamente pelo reto e colon.
CÂNCER DE CÓLON E RETO
O QUE É?
São tumores malignos, cânceres freqüentes do aparelho digestivo (intestino grosso). Muitas vezes se desenvolvem sem sintomas que possam alertar os pacientes para um tratamento precoce; mas, assim mesmo, são cânceres que uma vez detectados podem apresentar um bom índice de cura.
O QUE SE SENTE?
Alguns sintomas ou sinais podem denunciar a presença de tumores de cólon e reto: sangramento anal, eliminação de muco junto com as fezes, modificação do ritmo de evacuações, dores localizadas nos trajetos do intestino grosso, aumentos localizados no abdome. Todos ou alguns desses sinais ou sintomas podem estar presentes assim como o paciente pode ser portador de um tumor sem que algum sinal ou sintoma seja constatado.
Até o final desta postagem se especulava se a Governadora seria transferida ou não para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, um dos mais conceituados e mais caros do Brasil, fica a torcida do povo maranhense para que a governadora fique bem logo e não seja distribuído ao povo mais essa cara fatura para ser paga com dinheiro do erário.

Nenhum comentário: