quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A verdade dos fatos sobre a CPI da Fapema


Fonte: Blog do John Cutrim

A coluna ‘Estado Maior’, do jornal Estado do Maranhão desta quarta-feira (09), informa “que petistas ligados ao deputado federal Domingos Dutra tentam criar factóides em torno do mandato do deputado estadual Bira do Pindaré”. Segundo o jornal, tentam plantar na imprensa informação segundo a qual o petista pedirá a CPI da Fapema. “O próprio Bira desmentiu a história”, diz a nota.

O matutino falta com a verdade em dois aspectos. Primeiro, a proposta da Comissão Parlamentar de Inquérito na AL, para investigar denúncias de mensalão petista no governo Roseana, entrou na pauta do encontro de lideranças anti-Sarney do Partido dos Trabalhadores (PT), após este blog ter sugerido sua criação em um post publicado no último sábado. Até então não se cogitava tal possibilidade (Reveja aqui)
Na reunião, entre as ações definidas pelos integrantes da Resistência Petista (novo campo de tendências no partido), ficou deliberado pelos membros presentes a articulação da CPI da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapema) na Assembléia Legislativa, que ficaria sob a liderança do deputado Bira do Pindaré. Entretanto, em virtude de uma resolução da Executiva Regional do partido, que baixou resolução determinando que os deputados da legenda na Assembléia Legislativa passem a compor apenas blocos que façam parte do governo Roseana, fez num primeiro momento o parlamentar recuar.

Segundo, Bira não ‘desmentiu nenhuma história’, conforme noticia o EMA. Pelo contrário, ele irá protocolar junto com o deputado estadual Rubens Junior (PCdoB) um pedido na Casa solicitando informações da Fapema sobre a concessão de bolsas de Estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapema) distribuídas de forma irregular entre aliados do PMDB e do PT.

Como da bancada tida de ‘oposição na Assembléia apenas Rubens e Bira (os demais, estranhamente, permanecem num silêncio sepulcral) demonstraram postura de oposição ao governo Roseana Sarney, não seria viável, nesse momento, o pedido de uma CPI com o apoio apenas de dois deputados, como bem lembrou o blogueiro Gilberto Léda. Essa é a verdade dos fatos. Resta, agora, aguardar que os outros deputados da ‘bancada de oposição’ manifestem apoio e sejam solidários a causa dos colegas.

Nenhum comentário: